O SOFRIMENTO E A DOR COMO CONSTITUINTES DA BELEZA ESPORTIVA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Loreta Melo Bezerra Cavalcanti IFRN
  • Karenine Oliveira Porpino UFRN. PPGED.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2556

Palavras-chave:

Ginástica Rítmica, Dor, Beleza, Corpo e Educação

Resumo

Pretende-se investigar as relações entre beleza, sofrimento e dor na Ginástica Rítmica (GR). Compreende-se que as construções de beleza, sofrimento e dor entremeiam-se numa complexa trama de sentidos: o corpo, fazendo com que ginasta e coreografia se constituam como uma obra de arte minuciosamente lapidada. Esta investigação possui como questão de estudo: Que referenciais para pensar a educação, inerentes à formulação da beleza na GR, emergem enquanto reflexões a partir do sofrimento e da dor? Deseja-se, a partir da abordagem fenomenológica, refletir sobre a preparação de ginastas da Ginástica Rítmica para competições esportivas buscando observar, descrever e compreender a constituição da beleza na GR, enquanto esporte de natureza artística, considerando o sofrimento e a dor como elementos que a permeiam, mas que também se reverberam numa dimensão existencial e trazem referenciais para Educação. Para tanto, o presente artigo encontra-se no formato de ensaio teórico organizado a partir de dois eixos de reflexão: Sofrimento e dor que produzem beleza e Reflexões para a educação.

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Biografia do Autor

Loreta Melo Bezerra Cavalcanti, IFRN

Professora de educação física, mestre e doutoranda em Educação pela UFRN.

Karenine Oliveira Porpino, UFRN. PPGED.

Professora coordenadora do curso de Dança da UFRN, programas de pós-graduação em Educação e Artes da UFRN. Pesquisadora do grupo Estesia e Cirandar.

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Publicado

01/10/2015

Como Citar

Cavalcanti, L. M. B., & Porpino, K. O. (2015). O SOFRIMENTO E A DOR COMO CONSTITUINTES DA BELEZA ESPORTIVA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO. HOLOS, 5, 401–413. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2556

Edição

Seção

ARTIGOS

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