O SOFRIMENTO E A DOR COMO CONSTITUINTES DA BELEZA ESPORTIVA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Loreta Melo Bezerra Cavalcanti IFRN
  • Karenine Oliveira Porpino UFRN. PPGED.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2556

Palavras-chave:

Ginástica Rítmica, Dor, Beleza, Corpo e Educação

Resumo

Pretende-se investigar as relações entre beleza, sofrimento e dor na Ginástica Rítmica (GR). Compreende-se que as construções de beleza, sofrimento e dor entremeiam-se numa complexa trama de sentidos: o corpo, fazendo com que ginasta e coreografia se constituam como uma obra de arte minuciosamente lapidada. Esta investigação possui como questão de estudo: Que referenciais para pensar a educação, inerentes à formulação da beleza na GR, emergem enquanto reflexões a partir do sofrimento e da dor? Deseja-se, a partir da abordagem fenomenológica, refletir sobre a preparação de ginastas da Ginástica Rítmica para competições esportivas buscando observar, descrever e compreender a constituição da beleza na GR, enquanto esporte de natureza artística, considerando o sofrimento e a dor como elementos que a permeiam, mas que também se reverberam numa dimensão existencial e trazem referenciais para Educação. Para tanto, o presente artigo encontra-se no formato de ensaio teórico organizado a partir de dois eixos de reflexão: Sofrimento e dor que produzem beleza e Reflexões para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loreta Melo Bezerra Cavalcanti, IFRN

Professora de educação física, mestre e doutoranda em Educação pela UFRN.

Karenine Oliveira Porpino, UFRN. PPGED.

Professora coordenadora do curso de Dança da UFRN, programas de pós-graduação em Educação e Artes da UFRN. Pesquisadora do grupo Estesia e Cirandar.

Referências

ABAGNANO. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ADORNO, S. Dor e sofrimento: presenças ou ausências na obra de Foucault? Cadernos da FFC. V.09, N.01, 2000.

DUARTE JR. J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar edições, 2001.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Disponível em: http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/ordem.html. 1971.

______. Microfísica do poder. Org. e Tradução Roberto Machado, 22ª ed. Rio e Janeiro: Edições Graal, 1979.

______. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Tradução Raquel Ramalhete.31ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

FRAGA, A. B. Pedagogias do corpo: marcas de distinção das práticas escolares. In: KRUG, Andréa e Azevedo, José Clóvis. Século XXI: Qual o conhecimento? Qual o currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.lo zeved, Jos0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000scolares. . Pedagogias do corpo: marcas de distinçaç00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

______ Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescência bem comportada. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LAFFRANCHI, B. Treinamento Desportivo aplicado à Ginástica Rítmica. Londrina: Unopar Editora, 2000.

LE BRETON, D. Antropologia do corpo. Petropolis, RJ: Vozes. 2013A.

______. Antropologia da dor. São Paulo: Fap-Unifesp, 2013B.

MELO, J. P. Sacrifícios do Corpo no Esporte. In: LUCENA, R. F. E SOUZA, E. F. (orgs.) Educação Física, Esporte e Sociedade. João Pessoa: Editora UFPB, 2000.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

NÓBREGA, T. P. Para uma teoria da corporeidade: Um diálogo com Merleau-Ponty e o pensamento complexo. Tese de doutorado, Piracicaba, SP, 1999.

______ . Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

______. Merleau-ponty: o filósofo, o corpo e o mundo de toda gente! Comunicação oral no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003.

PORPINO, K. de O. Interfaces entre corpo e estética: (re)desenhando paisagens epistemológicas e pedagógicas na Educação Física. In: LUCENA, R. F. e SOUZA, E. F. (orgs.) Educação Física, Esporte e Sociedade. João Pessoa: Editora UFPB, 2003.

______. Treinamento da Ginástica Rítmica: reflexões estéticas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas: V. 26, N.1, Setembro, 2004.

______. Dança é Educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.

ROSSETE, E. de F. C. O julgamento da Ginástica Rítmica Desportiva. In SOUSA, E. S. e VAGO, M. M. (orgs.) Trilhas e Partilhas: Educação Física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Cultura, 1997

RUBIO, K; MOREIRA, F. de G. A representação de dor em atletas olímpicos brasileiros.”. Revista Dor, vol. 8, n. 1, São Paulo, Âmbito Editores, p. 926-935, 2007.

SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XXI. Campinas, SP: Autores associados, 1998.

VAZ, A. F; BASSANI, J. J; TORRI, G. Dor e tecnificação no contemporâneo culto ao corpo. Revista Pensar a prática, 2007.

VAZ, A. F; GONÇALVES, M. C. Educação do corpo, dor e sacrifício: um estudo com os competidores de atletismo. Revista Ibero americana de Edución, 2012.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Cavalcanti, L. M. B., & Porpino, K. O. (2015). O SOFRIMENTO E A DOR COMO CONSTITUINTES DA BELEZA ESPORTIVA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO. HOLOS, 5, 401–413. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2556

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.