A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento profissional, Educação Profissional

Resumo

Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação.

 


 

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Biografia do Autor

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE, campus de Maracanaú. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria Marina Dias Cavalcante

Professora Associada O da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do programa de pós-graduação em Educação da UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Said Pierre Carneiro, I. M., & Dias Cavalcante, M. M. (2018). A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, 3, 201–227. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993

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