A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993Palavras-chave:
Formação de professores, Desenvolvimento profissional, Educação ProfissionalResumo
Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Tânia Márcia Fernandes de. (2004).A formação continuada segundo os professores do ensino técnico. In. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba/PR.
BARBACOVI, Lecir Jacinto. (2011). O professor de educação profissional e a conectividade orgênica entre formação e pratica docente. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
BRASIL.(2016). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União.Brasília, DF, ano134, n. 248, p. 27833-27841, dez.
________. (2006). Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Parecer nº 05/2006. Aprecia a indicação do CNE/CP nº 2/2002 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica.
_______.MEC. SEMTEC. (2003). Seminário nacional de educação profissional. “Concepções, experiências, problemas e propostas”. Documento-base. Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP.
_______.MEC/SETEC. (2004). Proposta em discussão. Políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação.
________. (2012). Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica.Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17417&Itemid=866. Acesso em: 22 out. 2015
_______. (2014). Lei nº 13.005 de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 out. 2015
BURNIER, Suzana. (2006). A docência na Educação Profissional.In: 29 REUNIÃO DA ANPED. Trabalhos apresentados. Caxambu, MG.
_________; GARIGLIO, José Ângelo. (2010).Uma aproximação inicial aos saberes da docência da educação profissional. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
CARDOSO, Aliana Anghinoni. (2012). Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da educação profissional. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
CARPIM, Lucymara. (2011).Formação pedagógica dos professores do ensino técnico: caminhos históricos para um paradigma da complexidade. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
CASTELLS, Manuel. (1999).A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
COSTA, Maria Adelia da. (2012).Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
CUNHA, Marlise Pinheiro da. (2012).Formação continuada do professor do ensino técnico em Estética. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
DURÃES, Marina Nunes. (2010).O professor da educação profissional: sua origem, formação e relação com a docência. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
FARTES, Vera; SANTOS, Adriana Paula Q. Oliveira. (2011). Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Cadernos de Pesquisa, São Carlos, v. 41, n. 143, p.376-401.
FORTES, Maria Carolina. (2012).Entrelaçados de vidas: A constituição da docência na educação profissional e tecnológica. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2012.
GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. (2012). Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista, [s.l.], v. 28, n. 1, p.211-236, mar.
GOMES, Heloisa Maria. (2004).Formando professores para a educação profissional.In: 27 REUNIÃO DA ANPED. Trabalho Apresentados. Caxambu, MG.
IMBERNON, F. (2000).Formação docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.
KUENZER, Acácia. (2008). Mesa redonda. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, pp. 19-40.
____________. (2006). A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 877-910, out.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. (2011).O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set.
______________. (2008).Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional.Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, jun.
MARTINS, Leticia Aparecida. (2011).Trajetória de constituição da docência na educação profissional. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Campinas, Campinas.
MOREIRA, Alexandre. (2012).Formação e atuação do bacharel-professor na área de telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA; THERRIEN, JACQUES. (2004).Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudosem avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas .v. 15. n, 30. p.5-16, jul/dez.
NUNES, Terezinha de Souza Ferraz. (2012).A constituição da docência nos cursos superiores de tecnologia: implicações do discurso pedagógico oficial. In: 35 REUNIÃO DA ANPED. Porto de Galinhas. Trabalhos apresentados, Porto de Galinhas, PE.
OLIVEIRA, Maria Rita Sales. (2006).Formação e profissionalização dos professores do ensino técnico. In: XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, Nelda Plentz de (2011).Formação continuada de professores e o desenvolvimento de currículos integrados na educação profissional e tecnológica. Tese (Doutorado) - Universidade de Campinas, Campinas.
ORSO, Ana Paula Grochocki. (2011).As políticas educacionais de formação de professores dos cursos técnicos em nível médio: cursos profissionalizantes no Paraná. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
PAIVA, Cantaluce, Mércia Ferreira. (2012).A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor.In: 35 REUNIÃO DA ANPED. Porto de Galinhas. Trabalhos apresentados. Porto de Galinhas, PE.
PEREZ, Deivis. (2010). Paradigmas de formação: estudo sobre um modelo de capacitação e desenvolvimento de professores para a educação profissional. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
PIMENTA, S. G. (2009). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, p. 15-34.
QUADROS, Claudemir de.; Santos, Leila Maria Araújo; Rodrigues, Maria Luiza; Barichello, Marta Roseli de Azeredo. (2010). Interdisciplinaridade na formação pedagógica de docentes para a educação profissional: algumas aproximações. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, patrícia penha dos. (2011).Formação continuada de educadores: um olhar focado na educação profissional e nas movimentações das tecnologias da comunicação e informação. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário La Salle, Canoas.
SANTOS, Luciana Dalla Nora dos; FIGHERA, Adriana Cláudia Martins; JUCHEM, Luiza de Salles (2012). A formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
SIMIONATO, Margareth Fadanelli. (2011). A formação do professor do ensino técnico e a cultura docente. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
URBANETZ, Sandra Terezinha. (2011). A constituição do docente para a educação profissional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.