HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS IMPORTAÇÕES-EXPORTAÇÕES: PROBLEMATIZAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Ideias pedagógicas, Fundamentos da Educação, Pedagogia, Pesquisa

Resumo

O Este texto aborda a história das ideias pedagógicas a partir do processo de importação-exportação com vistas à apresentação de possibilidades de investigação no campo da história da educação sobre ideias pedagógicas. Adotou-se a história dos conceitos, na assertiva de Koselleck (1992), o que permitiu a discussão sobre a compreensão de ideias pedagógicas, do entendimento de pedagogia, da circulação de saberes por importação-exportação. Por fim, apresenta-se possibilidades de investigação no campo da história da educação sobre ideias pedagógicas a partir da história transnacional da educação.

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Biografia do Autor

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e Educação Profissional (IFRN). Graduada e Mestre em História pela UFRN. Doutora em Educação pela mesma instituição. 

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Publicado

01/04/2023

Como Citar

Medeiros Neta, O. M. (2023). HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS IMPORTAÇÕES-EXPORTAÇÕES: PROBLEMATIZAÇÕES. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15100

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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