FILOSOFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA: PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E EXERCÍCIO DO PENSAMENTO NA PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6090

Palavras-chave:

filosofia com crianças, exercício do pensamento, escrita, leitura, tempo

Resumo

Este artigo investiga o exercício do pensamento, pautado pela prática da filosofia com crianças (diferenciando-se da filosofia para crianças), através de práticas de leitura e escrita em uma escola pública na região do Vale do Caí, RS. A partir da perspectiva do pensamento da diferença, operando com autores como Foucault, Deleuze e Kohan, interroga-se de que modos essa experimentação poderia produzir pequenos deslocamentos quanto aos clichês e pensamentos dogmáticos que atravessam nossas vidas. Essa investigação entende o pensamento como essa provocação do fora, viabilizado por diferentes intercessores que irão problematizar o que está naturalizado. Do mesmo modo, opera com a filosofia para além de uma disciplina acadêmica, como uma forma específica de se relacionar com o saber e com a vida. Entende, ainda, a escrita como uma técnica que pode operar transformações sobre nossa experiência. A partir disso, realizou-se a análise de escritas de alunos de 5º ano, cujas regularidades destacadas foram: o discurso salvacionista, valoração da escola como lugar de pensamento, a boa escrita operada como comunicação e a expressão de grande preocupação com a passagem do tempo. A partir dessas regularidades, produziu-se uma oficina filosófica com esses alunos, em que foram inventadas outras possibilidades de leitura e escrita, focando na problematização de nossas relações com o tempo. As escritas produzidas nessa oficina foram igualmente examinadas, destacando-se, pois, uma divisão temporal (e moral) da vida, mas também apresentando deslocamentos importantes quanto ao tempo cronológico, operando com uma diminuição da força pastoral e da infância idealizada, apostando em uma relação mais intensiva com o mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrina Lermen, Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio

Formanda em Pedagogia (UNISINOS) em 2017/2. Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio, Bom Princípio, RS.

Betina Schuler, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora na Escola de Humanides e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Referências

Aries, P. (1981). História Social da Criança e da Família. (2º ed). Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC.

Aquino, J. G. (2011, set/dez). A escrita como modo de vida: conexões e desdobramentos educacionais. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.37, n.3, p. 641-656.

Barros, M. de. (2009). O fazedor de amanhecer. São Paulo: Richmod Educação.

Deleuze, G.; Guattari, F. (2002). Kafka: para uma literatura menor. Trad. de Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim.

Foucault, M. (2004). A escrita de si. In Ética, sexualidade, política. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Foucault, M. (2005). O que é um filósofo? In Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; tradução Elisa Monteiro. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Foucault, M. (2007). História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. (12º ed). Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal.

Foucault, M. (2011). A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Ed. de F. Ewald e A. Fontana, F. Gros. Trad. de Marcio A. da Fonseca, Salma T. Muchail. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes.

Gallo, S. D.; Veiga-Neto, A. (2007, mar). Ensaio para uma Filosofia da Educação. Educação. São Paulo: Segmento, n.3,. p.16-25. (Especial Foucault pensa a Educação).

Kohan, W. O. (1998). Fundamentos para compreender e pensar a tentativa de M. Lipman. In Kohan, W. O.; Wuensch, A. M. (orgs.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes.

Kohan, W. O. (1999). Filosofia e infância: pontos de encontro. In Kohan, W. O. & Kennedy, D. (orgs.). Filosofia e infância, possibilidades de um encontro. Petrópolis, RJ: Vozes.

Kohan, W. O. (2003). Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Kohan, W. O. (2009). Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Kohan, W. O. (2012). Palavras, passos e nomes para um projeto. In Kohan, W. O.; Olarieta, B. F. (orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Larrosa, J. (2004). A operação ensaio sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: v.29, n.1. p. 27-43.

López, M. V. (2008). Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Matos, S. R. da Luz. (2009). Achadouro infantil. Anais de artigo completo do 15º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Infâncias, Cultura Escrita e História da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Filosofia e Educação, Universidade de Caxias do Sul.

Olegário, F.; Munhoz, A. V. (2014, jan/abr). Escrita ensaística: fragmentos menores. Fractal, Rev. Psicol., v.26, n.1, p.155-164.

Resende, H. de. (2015). A infância sob o olhar da Pedagogia: traços da escolarização na Modernidade. In Resende, H. de (org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Schuler, B. (2014). Por entre escritas, leituras e cadeiras: o procedimento genealógico e o cuidado de si. In Schuler, B.; Matos, R. da L.; Corazza, S. M. (orgs.) Caderno de notas 6: experimentações de escrita, leitura e imagem na escola. Porto Alegre, RS: UFRGS,DOISA.

Skliar, C. (2014). Desobedecer a linguagem. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Trevisan, R. M. (1995). Bergson e a Educação. Piracicaba: Editora Unimep.

Veiga-Neto, A. (2016). Espaços, Tempos e Disciplinas: as crianças ainda devem ir à escola? Texto para o Simpósio Espaços e tempos escolares. 10º ENDIPE, Rio de Janeiro, 31 mai, 2000. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta5.4.htm< Acesso em: 08 set 2016.

Downloads

Publicado

11/06/2018

Como Citar

Lermen, S., & Schuler, B. (2018). FILOSOFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA: PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E EXERCÍCIO DO PENSAMENTO NA PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMPO. HOLOS, 2, 289–306. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6090

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.