CORPO, CINEMA E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIAS DO VER
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.2530Palavras-chave:
pesquisa, imagem, cinema, corpo, Educação.Resumo
A pesquisa em Educação encontra no cinema um novo campo de exploração investigativa. Ademais, quando o objeto de interesse relaciona-se ao corpo e suas diversas nuances – pedagógicas, culturais, sociais, históricas, filosóficas – tem-se, nas películas, uma possibilidade privilegiada de alargar a experiência do pensamento. No presente trabalho, fundamentando-se na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, partimos do pressuposto de que os estatutos das imagens cinematográficas, no universo da pesquisa, precisam ser vislumbrados de outro modo: não como meras estratégias metodológicas, mas como linguagem indireta que faz o pesquisador ver e pensar de outro modo. O presente texto, inspirado nesse pressuposto, configura-se em um percurso assim traçado: o corpo e a visão na filosofia de Merleau-Ponty, que nos permite interrogar o modo como nos dirigimos às imagens e ao mundo da visibilidade, ao visível e ao invisível do que vemos. Essa inspiração primeira nos conduz a nuances epistemológicas e ontológicas que circundam as relações entre o corpo e o cinema. Nosso norte é o texto O cinema e a nova psicologia, cuja leitura impregna nosso olhar sobre o real e o imaginário. Posteriormente, apresentamos um exemplo de como um outro tratamento das imagens é possível. Por fim, à guisa de conclusão, elencamos algumas implicações destas percepções para as investigações no campo da Educação.Downloads
Referências
ABREU, O. A arte na filosofia de Deleuze. In: HADDOCK-LOBO, R. Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
AUMONT, J. et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 2007.
BAECQUE, A. Telas: o corpo no cinema. In: COURTINE, J-J. História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Petrópolis: Vozes, 2009.
CARBONE, Mauro. La chair des images: Merleau-Ponty entre peinture et cinéma. Paris: Vrin, 2011.
CHATEAU, Dominique. Philosophies du cinéma. Paris: Armand Colin, 2010.
FEITOSA, C. Explicando a Filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
IMBERT, Claude. Maurice Merleau-Ponty. Paris: Ministère des Affaires Étrangères, 2005.
JAY, Martin. Sartre, Merleau-Ponty, and the Search for a New Ontology of Sight. In: LEVIN, David Michael (org.). Modernity and the hegemony of the vision. University of California Press: Berkeley; Los Angeles; London, 1993.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: ______. O olho e o espírito seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
______. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Le cinéma et la nouvelle psychologie. In: ______. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.
______. La science et l´expérience de l´expression. In: ______. La prose du monde. Paris: Gallimard, 1969.
______. L'Œil et l'Esprit. Paris: Gallimard, 1964.
______. Notes de cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996.
______. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty, Estudos de Psicologia, 2008, 13(2), 141-148. Disponível na Internet: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n2/06.pdf. Acesso em 29 de Out. 2014.
______. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte, Princípios, Natal (RN), v.7, n. 8, p. 95-108, jan/dez 2000.
______. Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento Urbana (Relatório de Pesquisa). 2011.
O CORPO e a cidade. Direção: Terezinha Petrucia da Nóbrega. Produção: Buca Dantas. Natal, 2011. Documentário, 23´19´´. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oeMF1OqyUsQ. Acesso em Outubro de 2014.
PELLEJERO, Eduardo. Ver para crer: a arte de olhar e a filosofia das imagens, Princípios, Natal (RN), v. 20, n. 34, Jul/Dez 2013, p. 303-324.
PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos e outros poemas. São Paulo: Cultrix, 1997.
PINEL, Vincent. Vocabulaire technique du cinéma. Paris: Éditions Nathan, 1999.
VALÉRY, Paul. Le cimetière marin. Anagramme, 2007.
VERMELHO como o céu. Direção: Cristiano Bortone. Oriza Produzioni, 2006. 1 DVD (96 min), color. Título original: Rosso come il cielo.
XAVIER, I. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, A. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.