O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE

Autores

  • Karin Claudia Nin Brauer Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2213

Resumo

O presente artigo analisou o uso de estratégias de leitura em língua estrangeira (LE), mobilizadas por aprendizes do V Semestre do curso de Letras, de uma universidade particular do sul do país, durante um semestre. Este trabalho está sustentado pelos aportes de Oxford (1990), O'Malley e Chamot (1990) no que tange às estratégias de leitura, de Colomer e Camps (2002) no que se refere a compreensão de textos lidos. Damásio (1996) no que se relaciona a emoção. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, incluiu preenchimento de questionários e respostas a exercícios de compreensão e interpretação leitora. Os dados aqui levantados confirmaram a relevância do uso de estratégias de leitura e indicaram aquelas empregadas com mais frequência pelos estudantes investigados, além de evidenciar o recurso reiterado a um dado conjunto de estratégias, tanto de natureza cognitiva, quanto de compensação e metacognitivas. Além disso, indicou a mobilização intensiva da memória, sobretudo através da ativação do conhecimento prévio (memória de longo prazo), efetivando-se, por meio da comparação entre língua materna e língua estrangeira. A pesquisa confirmou a hipótese da facilitação da compreensão leitora a partir do uso de estratégias, do desenvolvimento da consciência linguística, bem como da mudança qualitativa no processo de leitura ao longo de um semestre de estudos. Esta pesquisa destacou a importância do emprego de estratégias de leitura para uma melhor compreensão, o que ocorre sob a influência inevitável da emoção. Os resultados aqui expostos podem ser úteis para a área de Letras e contribuir tanto para o ensino da leitura em LE e língua materna.

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Publicado

09/12/2014

Como Citar

Brauer, K. C. N. (2014). O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE. HOLOS, 5, 165–181. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2213

Edição

Seção

ARTIGOS