LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.5911Palavras-chave:
Ensino de leitura, Anos iniciais, Concepções de leitura.Resumo
Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.
Downloads
Referências
Aguiar, V. T.; Bordini, M. da G. (1988). Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto.
Bakhtin, M.; Volochinov, V.N. (1995). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 7. ed. São Paulo: Hucitec.
Ferreiro, E. (2001). Reflexão sobre alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez.
Jauss, H. R. (1994). A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática.
Koch, I. G. V. (2002). Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez.
Koch, I. G. V.; Elias, V. M. (2006). Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
Menegassi, R. J.; Calciolari, A. C. (2002) A leitura no vestibular: a primazia da compreensão legitimada na prova de Língua Portuguesa. Maringá: UEM – Acta Scientiarum, v. 24, n. 1, pp. 81-90.
Smolka, A. L. B. (2003). A criança na fase inicial da escrita: Alfabetização como processo discursivo. Ed. São Paulo: Cortez.
Soares, M. B. (2002). Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 5. reimpressão, Belo Horizonte: Ed. Autêntica.