LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5911

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Anos iniciais, Concepções de leitura.

Resumo

Este artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da leitura nos anos iniciais para a aquisição da linguagem e para formação de leitores com o hábito de ler desde o início de sua vida escolar. Considerando a leitura como um mecanismo indispensável no processo de aprendizagem e uma fonte inesgotável de pesquisa, recorreu-se a diversos textos para um apoio teórico para esta proposta de trabalho como as teorias de Vygotsky (1991), da Análise do Discurso, com Bakhtin (1929), e da Linguística Textual, Koch e Elias (2006) em Ler e compreender: os sentidos do texto, Aguiar e Bordini da Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas (1998) dentre outros. Foram consultadas como embasamento a questão se a leitura é estimulada em sala desde sua apresentação pelo professor desde os primeiros anos escolar. É evidente que há uma grande falta de conscientização da sociedade sobre o papel da leitura em seus diversos contextos e também o quanto a mesma é essencial para desenvolvimento intelectual da criança em seus diversos aspectos e possibilidades.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/Araguaína).

Doutor em Letras

Referências

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Publicado

21/12/2017

Como Citar

Pereira, B. G., & Alencar, A. N. (2017). LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. HOLOS, 7, 299–310. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5911

Edição

Seção

ARTIGOS