IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL A DISTÂNCIA

Autores

  • Janire Maria Mello
  • Rousiêne Silva Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2011.702

Resumo

Na modalidade de ensino a distância em língua espanhola, observamos que os alunos apresentam em seus relatos dificuldades para compreender o material e em expor suas dúvidas, por não haver contato direto com os professores e toda a comunicação ser baseada em fóruns, caixas de textos das atividades e caixas de mensagens. Com base neste problema, resolvemos investigar o papel que a leitura e a escrita representam no processo de aprendizagem do ensino à distância em espanhol, através de informações dos próprios alunos do curso Licenciatura em Letras Espanhol, modalidade a distância, oferecido pelo IFRN/UAB. Foram utilizadas como fontes para a coleta de dados a análise das postagens feitas pelos alunos na Plataforma Moodle, além das atividades enviadas pela autora. A partir da análise dos dados, constatou-se que a leitura e a escrita, na modalidade EaD, adquirem papel fundamental para o processo de aprendizagem por estarem presentes em quase todos os momentos do curso e serem mediadoras da interação entre os professores, tutores e alunos, servindo como instrumentos que são utilizados para avaliação de desempenho, exposição de dificuldades, solução de dúvidas e problemas relacionados ao curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/12/2011

Como Citar

Mello, J. M., & Gonçalves, R. S. (2011). IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL A DISTÂNCIA. HOLOS, 5, 165–178. https://doi.org/10.15628/holos.2011.702

Edição

Seção

ARTIGOS