ESTUDO DO MERCADO DE TRABALHO PARA TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA: ANÁLISE DA DEMANDA PARA O CURSO TÉCNICO DE ESTRADAS OFERTADO PELO IFRN

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DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2191

Resumo

Este estudo possui como premissa fundamental a questão da necessidade do adequado conhecimento do mercado de trabalho do setor de infraestrutura rodoviária, relacionado à retomada da oferta formativa de técnicos de nível médio, pelo Instituto, para fazer frente à demanda por mão de obra para o setor de infraestrutura de transportes, em especial para o projeto, realização e manutenção de obras rodoviárias, implicando na busca por parâmetros advindos do mundo do trabalho para subsidiar processos de planejamento de cursos, adequação e dimensionamento da oferta formativa de programas de formação profissionalizante direcionados ao setor rodoviário, objetivando a melhor avaliação das características do mercado de trabalho e demandas por postos de trabalho para técnicos de nível médio no setor rodoviário, buscando, ainda, argumentos e parâmetros para a adequada justificação em relação à oferta pelo IFRN de cursos técnicos na área da infraestrutura rodoviária, em especial o Curso Técnico de Estradas. O trabalho foi desenvolvido mediante a técnica da entrevista, com a utilização de formulário para a orientação dos questionamentos a profissionais pertencentes aos quadros de empresas do setor da infraestrutura rodoviária, com amostragem definida para abranger empresas de diferentes portes e atividades, tendo sido os questionários aplicados pelo aluno bolsista de iniciação científica, sendo a amostra da pesquisa foi composta por 19 (dezenove) empresas da área da construção rodoviária, com distintos anos de atuação no mercado a da infraestrutura rodoviária e à quantidade de empregados. Em síntese, constatou-se nas respostas obtidas na pesquisa que é considerada como amplamente majoritária a posição de que foi acertada a opção do IFRN em ofertar o curso de Técnico de Estradas.

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Biografia do Autor

Alexandre Da Costa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Alexandre da Costa Pereira Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Matr. SIAPE 6277325 Especialista em Infraestrutura Sênior Matr. SIAPE 0277325 Área de atuação: Ensino, pesquisa e extensão em temas na área de estudos, projetos e obras de infraestrutura de transportes e recuperação de obras civis. Departamento: DIETCON/CNAT/IFRN Curriculum Vitae 1965: Nascido em 1º de Setembro, em Recife-PE. 1987: Graduação em Engenharia Civil (UFRN). 1987/90: Engenheiro Júnior da THEMAG Engenharia Ltda. (Consultora da Petrobrás no RN) 1991: Professor da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (aprovação em 1º lugar em Concurso Público) (em atuação). 1992: Bacharelado em Administração de Empresas (UFRN). 1994: Pós-Graduação Lato Sensu em Topografia (CEFET-MG). 1997: Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado em Geotecnia (UFPE). 1998: Prêmio Icarahi da Silveira, outorgado à melhor dissertação de Mestrado brasileira no período 1996-98, pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS. 1999: Menção Honrosa como Destaque na Pesquisa – UFPE. 2003: Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Doutorado em Engenharia Civil (Universidade Politécnica de Madri – Escuela Técnica Superior de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos). 2006/07: Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semiárido. 2007: Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação e Perícias de Engenharia (FOC-SP). 2007/08: Engenheiro Geotécnico Pleno da Transpetro (Salvador-BA). 2008: Especialista em Infraestrutura Sênior (aprovação em 1º lugar em Concurso Público promovido pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG), em Exercício na Superintendência Regional do DNIT no RN.

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Publicado

20/04/2016

Como Citar

Pereira, A. D. C. (2016). ESTUDO DO MERCADO DE TRABALHO PARA TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA: ANÁLISE DA DEMANDA PARA O CURSO TÉCNICO DE ESTRADAS OFERTADO PELO IFRN. HOLOS, 2, 249–270. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2191

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ARTIGOS

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