UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3564

Palavras-chave:

cursos técnicos, radiologia, práticas pedagógicas, perfil docente

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento preliminar das reflexões sobre o perfil dos docentes e de suas práticas pedagógicas nos cursos técnicos em radiologia. Do surgimento dos cursos para habilitação do operador de raios X, em 1957, à regulamentação profissional, em 1985, os cursos técnicos expandiram-se sobremaneira. A procura por docentes aumentou, e os programas de licenciatura não foram capazes de suprir a demanda. Diante disso, a experiência em serviço tornou-se o único requisito à prática docente. É nesse contexto que se insere o trabalho docente nos cursos técnicos em radiologia. Quais os atributos relevantes para uma educação que valorize a formação integral do trabalhador? Como conceber uma prática pedagógica consciente dos aspectos sócio-históricos do trabalho que tenha o aporte teórico-metodológico necessário à uma prática mais crítica na educação profissional?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael de Oliveira Santos, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Possui graduação de Tecnologia em Radiologia pela Universidade Estácio de Sá (2011), pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2012) e especialização técnica em Proteção Radiológica para Ambientes de Saúde pela EPSJV/Fiocruz (2013). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde (PPGEPS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), atua como coordenador técnico e como professor em cursos técnicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação profissional, atuando nos seguintes temas: equipamentos de radiodiagnóstico, física radiológica, biossegurança e proteção radiológica.

Sergio Ricardo de Oliveira, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Possui Graduação em Física, titulado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências (Área de concentração Radiologia) pelo Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências (Ensino em Biociências e Saúde) pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Física e Física Médica, com ênfase em Proteção Radiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade, Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear, Programa de Garantia da Qualidade e Proteção Radiológica. Atualmente trabalha no Laboratório de Educação Profissional em Manutenção de Equipamentos de Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (LABMAN/EPSJV/FIOCRUZ) como coordenador dos cursos de especialização em Radioproteção e de habilitação técnica em Radiologia.

Referências

BERNSTEIN, B. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cad.Pesq. v.120, 2003, p.75-110.

BRASIL. Lei 1.234 de 14 de novembro de 1950. Confere direitos e vantagens a servidores que operam com Raios X e substâncias radioativas. Disponível em: https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l1234.htm. Acesso em: 17 de out.2014.

______. Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15, jan. 2015.

______. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento de ensino superior e sua articulação com a escola media, e dá outras providências. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/sicon/#>. Acesso em: 10, abr., 2010.

______. Lei nº 7.394 de 29 de outubro de 1985. Regula o Exercício da Profissão de Técnico em Radiologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ l7394.htm. Acesso em: 17 de out.2014.

______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15, jan. 2015.

______. Decreto nº 41.904, de 29 de julho de 1957. Aprova o Regimento de Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-41904-29-julho-1957-380811-norma-pe.html. Acesso em: 31, mai. 2015.

______. Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 15, jan. 2015.

______. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 15, jan. 2015.

______. Portaria Ministerial nº 432, de 19 de junho de 1971. Fixa normas para cursos superiores de formação de professores de disciplinas especializadas do ensino médio. Documenta, Rio de Janeiro, n.128, p. 193-197, jul. 1971.

______. Resolução CFE nº 3, de 25 de fevereiro de 1977. Dispõe que a graduação de professores para a parte de formação especial do currículo do ensino de 2º grau far-se-á em curso de licenciatura plena ministrado por estabelecimentos de ensino superior. Disponível em: http://www.prolei.inep.gov.br/anexo.do?URI=http%3A%2F%2Fwww.ufsm.br%2Fcpd%2 Finep%2Fprolei%2FAnexo%2F-2748184364143993471. Acesso em: 11, abr., 2010.

______. Resolução CNE/CEB nº 2/97, de 7 de julho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de professores para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol02_26junho_1997.pdf. Acesso em: 31, jan. 2015

FERREIRA FILHO, J.L. Formação do profissional de radiologia em nível técnico na região metropolitana do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório. 2010, 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.

FERRETI, C.J. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, supl.1, p. 105-128, 2009.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23.ed. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.

LOPES, S.O.F. Formação e trabalho em saúde: uma análise a partir da percepção de Técnicos em Radiologia. 2014, 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.

OLIVEIRA, S.R. et al.. Qualificação dos Técnicos em Radiologia: história e questões atuais. In: MOROSINI, M.V.G.C.et al. (Orgs.). Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2013.

PACHECO, E (Org.). Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Moderna, 2012.

PETEROSSI, H.G. Formação do professor para o ensino técnico. São Paulo: Loyola, 1994.

RAMOS, M.N. Concepções e práticas pedagógicas nas escolas técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições. Trabalho Educação e Saúde, v. 7, n. 1, 2009, p.153-73.

SANTOS, S.F.R; FURTADO, E.D.P. O professor da educação profissional: desafios nas práticas pedagógicas. B.Téc.Senac: Rev. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, nº 1, 2011, p.61-71.

SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

03/03/2016

Como Citar

SANTOS, Raphael de Oliveira; OLIVEIRA, Sergio Ricardo de. UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 56–65, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3564. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3564. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.