INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO E O DIREITO A UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS JOVENS ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3483

Palavras-chave:

Institutos Federais, democratização, perfil de ingressantes.

Resumo

O presente trabalho configura-se a partir dos preceitos adotados na criação e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito à democratização do acesso à educação pública de qualidade. Intentou-se observar os limites práticos desta democratização a partir de análise de dados dos processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição no câmpus São Paulo. Para tanto, foram consideradas as políticas públicas acionadas nos atuais processos de seleção, buscando-se traçar um perfil dos jovens ingressantes nos cursos técnicos integrados com vistas a uma análise dos critérios sociais, econômicos e culturais que impactam no acesso ou não a esta rede de ensino e em que medida o fazem. Nossa indagação se pauta na caracterização deste perfil diante das demandas de atendimento preconizadas pelas políticas de criação dos Institutos Federais.

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

SANTOS, Danielle Sousa; SANTOS, Marcela Kleiciane Nascimento. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO E O DIREITO A UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS JOVENS ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 115–124, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3483. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3483. Acesso em: 25 abr. 2024.

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