MEMÓRIA E IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DO PLANO DE CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9454

Palavras-chave:

Memória e identidade, Ensino Médio Integrado, Curso Técnico em Administração, Plano de Curso..

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa documental que buscou investigar a memória e a identidade do Ensino Médio Integrado no Curso Técnico de Administração do Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu. Com o recorte temporal de 2008 a 2018, o estudo foi baseado na análise documental dos Planos de Curso disponíveis, considerando a perspectiva teórica de documento/monumento apresentada por Le Goff. A metodologia utilizada para análise foi a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi, onde foram alcançadas as categorias prévias de concepção de educação e concepção de currículo. A partir desta análise percebemos que a identidade do curso vem sendo fortemente influenciada pelas determinações do modo de produção em vigor. Contudo, o discurso presente nos documentos vem se modificando e avançando na perspectiva de uma formação humana integral.

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Biografia do Autor

Alberes de Siqueira Cavalcanti, IFMA, Campus Monte Castelo

Doutorado em Educação em Ciências (UFMT/UFPA), Professor Filosofia do IFMA-Monte Castelo. Coordenador do Mestrado ProfEPT/IFMA.

Cristiani Hembecker Bonfim, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Pedagoga do IFMA, Mestranda do ProfEPT-IFMA.

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Publicado

19/04/2020

Como Citar

CAVALCANTI, Alberes de Siqueira; BONFIM, Cristiani Hembecker. MEMÓRIA E IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DO PLANO DE CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9454, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9454. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9454. Acesso em: 20 dez. 2024.

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