FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281

Palavras-chave:

Formação Continuada do Professor. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de analisar as concepções e a importância da formação continuada para o trabalho do professor do ensino médio integrado. Buscou-se em Moura (2014), Ramos (2008), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), entre outros, as bases teóricas para o estudo. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa sugerem que os sujeitos reconhecem a formação continuada como importante para o trabalho docente, tendo em vista que permite atualização dos conhecimentos, melhoria da prática e espaço para socialização de experiências. No que diz respeito às expectativas para formação continuada, foram indicadas necessidades relacionadas aos conteúdos, local da formação, metodologia e perfil do formador.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFPE-Campus Olinda.

Edlamar Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

BEZERRA DA SILVA, Claudia Maria; OLIVEIRA DOS SANTOS, Edlamar. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9281, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9281. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9281. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS