FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281

Keywords:

Formação Continuada do Professor. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

Abstract

O presente artigo tem a finalidade de analisar as concepções e a importância da formação continuada para o trabalho do professor do ensino médio integrado. Buscou-se em Moura (2014), Ramos (2008), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), entre outros, as bases teóricas para o estudo. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa sugerem que os sujeitos reconhecem a formação continuada como importante para o trabalho docente, tendo em vista que permite atualização dos conhecimentos, melhoria da prática e espaço para socialização de experiências. No que diz respeito às expectativas para formação continuada, foram indicadas necessidades relacionadas aos conteúdos, local da formação, metodologia e perfil do formador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFPE-Campus Olinda.

Edlamar Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

References

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 479-496.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 51-68.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Trabalho Necessário, Niterói, v. 3, n. 3, p. 01-20, 2005. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/view/266. Acesso em: 21 dez. 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57-82.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores – para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Edital nº 44, de 25 de março 2014. Concurso público para professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Recife: Reitoria, 2014. Disponível em: https://cvest.ifpe.edu.br/concurso2014_prof/arquivos/03-EDITAL_N.44-2014-GR_ATUALIZADO_11_ABRIL_DE_2014-PROFESSOR.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Edital nº 67, de 14 de junho de 2017. Processo seletivo simplificado para professor substituto. Recife: Reitoria, 2017. Disponível em: https://cvest.ifpe.edu.br/selecao2017/arquivos/01%20-%20Edital%20n%C2%BA%2067-2017-GR.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Edital nº 125, de 29 de agosto de 2016. Concurso público para professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Recife: Reitoria, 2016. Disponível em: https://cvest.ifpe.edu.br/concurso2016_doc/arquivos/08.%20Edital-125-2016-GR%20-%20Retificado%20em%2018.01.2017%20no%20DOU.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

KUENZER, Acacia Zeneida. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 497-518.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 23-38, jun. 2008.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1. ed. Curitiba: IFPR – EAD, 2014.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 21 dez. 2017.

RAMOS, Marise N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p. 20-43.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 32, p. 152-165, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782007000100012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 dez. 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Published

06/01/2020

How to Cite

BEZERRA DA SILVA, Claudia Maria; OLIVEIRA DOS SANTOS, Edlamar. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9281, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9281. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9281. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

<< < > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.