FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN-RS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8981Palavras-chave:
Formação de professores. Educação Profissional. Ensino IntegradoResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a experiência de implementação da formação continuada de professores no IFFar-FW. A pesquisa foi de tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa o uso de questionário. A investigação confirmou que a construção da proposta de formação continuada deve associar o trabalho e a experiência do professor, estimulando novas práticas e reflexões, revelando conflitos, superando preconceitos, expondo o potencial das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e sua sistematização deve ser estimulada. Portanto, a trajetória profissional dos docentes pode acrescentar qualidade às formações e consolidar uma prática pedagógica mais consistente, que não dispensa a aceitação de que somos seres inconclusos para estar receptivos às novas aprendizagens.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALTENFELDER, A. H. Formação continuada – os sentidos atribuídos na voz do professor. 2004. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Programa Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
______. Formação continuada como parte integrante da atividade docente: um olhar da perspectiva da cotidianidade. cadernoscenpec | São Paulo | v.4 | n.2 | p.8-29 | dez.2014
BARDIN, L Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRANDÃO, C. R. O que é educação? 23. ed. São Paulo: Brasiliense, 2013.
BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os IFETs. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 22 out. 2018.
______. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12772-28-dezembro-2012-774886-normaatualizada-pl.pdf>. Acesso em: 2019.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE. Diponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 26 ago. 2019.
______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em: 4 set. 2019.
______. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm>. Acesso em: 22 ago. 2019.
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDBEN. Brasília: Senado Federal; Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
IFFAR. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Instrução Normativa nº 003, de 22 de novembro de 2012. . Regulamenta os Núcleos Pedagógicos Integrados dos Câmpus do Instituto Federal Farroupilha. Disponível em:<http://www2.fw.iffarroupilha.edu.br/sap/in_npi_03_2012.pdf>. Acesso em: 01 set. 2019.
______. Plano de Desenvolvimento Institucional. Santa Maria, RS: IFFar, 2013. Disponível em: <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
______. Resolução nº 80, de 13 de dezembro de 2018. Revoga a Resolução CONSUP nº 185/2014. Aprova Regulamento da Atividade Docente (RAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Disponível em: <https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf>. Acesso em: 27 ago. 2019.
______. Edital nº 081/2018, Cadastro, em fluxo contínuo, de projetos do Programa Institucional de Desenvolvimento – PID 2018. Disponível em:<https://iffarroupilha.edu.br/editais/item/8004-edital-n%C2%BA-081-2018-cadastro,-em-fluxo-cont%C3%ADnuo,-de-projetos-do-programa-institucional-de-desenvolvimento-%E2%80%93-pid-2018. Acesso em: 02 set. 2019.
______. Edital nº 086/2018, para Fomento de Projetos do Programa Institucional de Desenvolvimento (PID) do IFFar. Disponível em:<https://iffarroupilha.edu.br/editais/item/8012-edital-n%C2%BA-086-2018-edital-para-fomento-de-projetos-do-programa-institucional-de-desenvolvimento-pid-do-iffar>. Acesso em: 28 ago. 2019.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2013.
MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, vol. 32, n. 116, p. 689-704, 2011, Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/873/87320975005.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2019.
MARCONI, M. de. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prático de diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08>. Acesso em: 02 set. 2019.
RAMOS. M. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2007. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2019.
SIMÕES, C. A. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.