INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8814Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Práticas pedagógicas, Ensino Médio Integrado.Resumo
A interdisciplinaridade vem sendo de grande proeminência nas discussões no âmbito acadêmico. Muitas são as interpretações em relação ao termo da interdisciplinaridade tão difundidas nas práticas pedagógicas e muitas vezes confundidas com os termos da multi, pluridisciplinaridade. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação a sua efetivação na sala de aula, considerando que a organização curricular das escolas se apresenta de forma disciplinar. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo reconhecer, em algumas práticas pedagógicas docentes, na sala de aula, a efetivação do princípio da interdisciplinaridade. Os caminhos percorridos para a efetivação da pesquisa se configuram numa abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas da observação e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes da pesquisa foram docentes das disciplinas de Física, Biologia e Química que atuam no ensino médio integrado no IFRN Campus Currais Novos. Como resultado de pesquisa observou-se que os docentes são capazes de trabalhar de forma interdisciplinar na sala de aula sem que seja preciso desenvolver projetos interdisciplinares. Este, por sua vez, é mais uma forma de possibilitar práticas interdisciplinares onde os saberes dialogam entre si.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. 1999. Disponível em: . Acesso em: 04 maio. 2018.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC,2013.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999, p. 89.
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2961/1/2007_JairoGoncalvesCarl. Acesso: 13 maio 2018.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. revisada – São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2012.
FAZENDA, I, C, A. integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 6. ed. - São Paulo: Edições Loyola, 2011.
______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas: Editora Papirus, 2003.
FERREIRA, Maria Elisa de M.P. Prólogo: perceber-se interdisciplinar. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011a, pp. 11-12.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva. Aprovado pela Resolução 38/2012/ CONSUP/IFRN, de 26/03/2012. Natal, 2012.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LUCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
LUDKE. Menga; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
MORAES, M. C. Complexidade e currículo: por uma nova relação. IN: Polis. Santiago: 2010, v. 9, n. 25, p. 289-311, 2010.. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/polis/v9n25/art17.pdf - Acesso em: 04 out.2018.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Portugal, Dom Quixote:1995.
OLIVEIRA, Emanuelle. Interdisciplinaridade. 2010. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/. Acesso: 13/05/2018.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TEIXEIRA. R. A. Dialogar é preciso: estudos e experiências interdisciplinares na escola. Natal: Editora do. IFRN; Editora do IFG, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.