IMPACTO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA METEOROLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA DO CEFET/RJ, CAMPUS MARACANÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8688

Palavras-chave:

Ensino profissional e tecnológico, História da Ciência, História da Meteorologia

Resumo

De modo geral, o ensino de ciências é passado de maneira fragmentada, muitas vezes descontextualizadas, não sendo diferente no Ensino Médio Técnico do CEFET/RJ. Tomando como referência o curso Técnico de Meteorologia, este trabalho visa analisar a atual forma de ensino e como resgatar a história do desenvolvimento da Meteorologia -  dos seus primórdios aos dias atuais - pode contribuir para um ensino mais interligado e também como maneira de despertar mais o interesse dos alunos. Além disso, levou-se em consideração a opinião dos discentes sobre a relevância que esse tipo de ensino tem e teria para eles.


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Biografia do Autor

Raquel Brigagão Monteiro de Castro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Museologia pela UNIRIO e Técnica em Meteorologia pelo CEFET/RJ (2018).

Laurio Yukio Matsushita, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professor de educação básica, técnico e tecnológo (EBTT) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ, Maracanã). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2001).

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Publicado

19/04/2020

Como Citar

CASTRO, Raquel Brigagão Monteiro de; MATSUSHITA, Laurio Yukio. IMPACTO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA METEOROLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA DO CEFET/RJ, CAMPUS MARACANÃ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8688, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8688. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8688. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS