A ética na educação profissional: representações no Instagram
representations on Instagram
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17849Palavras-chave:
Ética, Ética Profissional, Rede Social, Educação em Saúde, ProfissionalismoResumo
O estudo objetivou investigar como a ética na educação profissional em saúde é retratada no Instagram. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva. A população foi composta pelas publicações de imagens ou vídeos, utilizando hastags sobre ética. Obteve-se um compilado de 95 mídias. Entre os principais resultados encontrados 65,3% das publicações são vídeos e 34,7% são fotos. As postagens atingiram o ápice das publicações em 2021. O levantamento das questões éticas profissionais parte da área da educação com 34% das postagens e em menor parte são iniciativas governamentais, com apenas 3%. Todas as postagens se referiam a ética na educação de nível superior. Infere-se a necessidade de uma educação profissional pautada por uma ética que atenda as perspectivas de mercado, mas também do ser humano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, André Oliveira de; ALVES JUNIOR, Adauto; CANATO, Roni Lúcio Costa; ALBARDEIRO, Sandro Tadeu; MARQUES, Vinícius Carlos. Ética, segurança e privacidade na educação à distância durante a pandemia no Brasil. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 7, p. 1–28, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/view/15210. Acesso em: 15 ago. 2024.
ABBOTT SILVA, Eduardo; TEIXEIRA SILVA, Felipe; SONODA, Thiago Bocchi; GAVA PIZI, Eliane Cristina; PRADO, Rosana Leal do; MARSICANO, Juliane Avansini. Uso das redes sociais como ferramentas de marketing nos consultórios odontológicos. Revista Sul-Brasileira de Odontologia, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 243–51, 2021. DOI: 10.21726/rsbo.v18i2.1604. Disponível em: https://periodicos.univille.br/RSBO/article/view/1604. Acesso em: 4 out. 2024.
BOTTI, Simone Helena de Oliveira; REGO, Samuel Tavares de Almeida. Preceptor: o profissional de saúde-educador do século XXI. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 48, n. 2, p. e030, 2024.
DO NASCIMENTO, Ana Lúcia; ARAÚJO, Carlos Otávio Vieira; DA COSTA, Tiago Gomes. Contribuições da ética no cotidiano das profissões e da educação. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, Edson S.; DA ROCHA ARIDE, Priscila Helena. Uma revisão sistemática sobre a ética do cuidado na formação humana integral dos estudantes de EPT no Brasil. In: JUNIOR, José Carlos Lima; DE SOUSA, João Miguel; SALAZAR, Daniel Martins (orgs.). Revisões Sistemáticas na EPT: múltiplos olhares. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2024, p. 70. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/individuais/Revisoes_Sistematicas_EPT/Revisoes_Sistematicas_EPT.pdf#page=70. Acesso em: 15 ago. 2024.
LISBÔA, Elizangela Silva; SILVA, Luan Kley da. As redes sociais como ferramenta pedagógica: uma revisão sistemática da literatura sobre suas potencialidades. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 10, n. 1, p. 97–115, 2024. DOI: 10.18817/ticsead.v10i1.670. Disponível em: http://45.71.6.16/index.php/ticseadfoco/article/view/670. Acesso em: 15 ago. 2024.
NUNES, Valéria Beatriz; SOUZA, Leandro Lopes de. Formação ética na educação profissional, científica e tecnológica. Educ Real, [Internet]. 2018 abr; n. 43, v. 2, p. 711–26. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623667554. Acesso em: 4 out. 2024.
MANDELLI, Mariana. Ética profissional não pode ignorar as redes sociais. Disponível em: https://educamidia.org.br/etica-profissional-nao-pode-ignorar-as-redes-sociais/. Acesso em: 4 out. 2024.
TOKUMOTO, Thiago; FERREIRA, João Vitor Nascimento; GUIMARÃES, Gabriele Maria de Morais; CARDOSO, José Francisco Rodrigues; REDONDO, Paulo A. Guimarães; MOREIRA, Lúcio; LIMA, Lúcia Maria. Instagram como ferramenta de disseminação de conteúdo em patologia geral. Journal of Media Critiques, [S. l.], v. 10, n. 26, p. e35, 2024. DOI: 10.17349/jmcv10n26-001. Disponível em: https://journalmediacritiques.com/index.php/jmc/article/view/35. Acesso em: 15 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.