INTERSEÇÕES ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E PROJETO DE EXTENSÃO A PARTIR DE UMA EXPERIENCIA PRÁTICA COM FOTOGRAFIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6877

Resumo

O presente trabalho aborda os resultados do projeto de extensão “Revelando histórias do Seridó Negro” e sua contribuição para seus participantes e para a formação dos estudantes e docentes envolvidos. O projeto buscou, inicialmente, conhecer histórias das populações negras da região Seridó do Rio Grande do Norte - Brasil, especificamente na comunidade da Boa Vista, município de Parelhas/RN. Através de metodologias da imagem e da voz que retratam a vida cotidiana, buscou dar visibilidade à cultura negra seridoense para materializa-la em uma exposição fotográfica. Constata-se, com a experiência, a importância de atividades dessa natureza, na potencialização de habilidades e no desenvolvimento de novas percepções sobre a realidade local. Nota-se uma interseção entre o ensino da sociologia/antropologia no currículo das estudantes bolsistas e a formação humanística delas, ou seja, uma articulação de saberes que foram socializados via projeto. Percebe-se, por fim, a importância do projeto de extensão como espaço de produção de vínculos com as comunidades e de socialização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Andrea. Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

BARBOSA, JR. J. D. “Favela na?o e? o lugar, sa?o as pessoas”. Desconstruindo a relac?a?o entre lugar e viole?ncia no Sarney e no Japa?o, Natal/RN. 2013. [Dissertação]

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: .

BRASIL. Lei 11.645/2008, de 10 de março de 2008 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

CASCUDO, Luís da Câmara. Viajando o Sertão. Natal/RN: Editora CERN, 1984.

CASTELLS, Manuel. Para o Estado-rede: Globalização econômica e instituições políticas na era da informação. In.: Estado e Sociedade em Transformação. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: ENAP, 1999. p.148-171.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede (Tomo I). São Paulo: Paz e Terra. 2005.

CAVIGNAC, Julie; MACEDO, Muirakytan K. Troncos, ramos e raízes! História e patrimônio cultural do Seridó negro. Brasília/DF: ABA; Natal/RN: Flor do Sal; EDUFRN, 2014.

CAVIGNAC, Julie. Os filhos de Tereza: narrativas e religiosidades na Boa Vista dos Negros/RN. In: Revista TOMO. N° 11. São Cristovão/SE, 2007

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes - Vol. I. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 2008.

FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V – Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

GERKHE, B. M; BARBOSA JR. J. D; MILITO, M. C. Photovoice e identificação de recursos turi?sticos endo?genos no litoral do Rio Grande do Norte-Brasil. In: Revista Pasos. Vol. 13. N° 5. P. 1003-1017, 2015.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio A. Preconceito racial: modos, temas e tempos. São Paulo: Ed. Cortez, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Origem histórica do quilombo na Àfrica. Revista USP, São Paulo, n. 28, p. 56-63, dez-fev, 1995/1996.

POUTIGNAT, Philippe. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Frederik Barth. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

SIMMEL, Georg. “Conflict”. In: Sociology: enquiries into the construction of social forms. Koninklijke Brill NV, Leiden, The Netherlands, 2009.

SONTAG, Susan. O mundo-imagem. In: Sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor Ltda., 1983.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil. Rio de Janeiro: CEBELA, FLACSO; Brasília: SEPPIR/PR, 2012.

WANG, C; BURRIS, M. A. 1997. Photovoice: Concept, Methodology, and use for Participatory Needs Assessment. In: Health Education and Behavior, Vol. 24 (3): 369-387.

Downloads

Publicado

20/06/2018

Como Citar

BARBOSA JÚNIOR, José Duarte; CRUZ, Cristiane De Brito. INTERSEÇÕES ENTRE ENSINO, FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E PROJETO DE EXTENSÃO A PARTIR DE UMA EXPERIENCIA PRÁTICA COM FOTOGRAFIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, p. e6877, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6877. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6877. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)