Reflexões sobre Ética no uso de Inteligência Artificial em pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17376Palavras-chave:
Ética, Inteligência Artificial, Pesquisa, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Os avanços tecnológicos com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) têm impactado a ciência nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação Profissional e Tecnológica. Diante dessa nova realidade, este ensaio objetiva discutir crítica e reflexivamente o uso ético da IA em pesquisas dentro do campo da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, apresenta-se discussões sobre o processo ético na redação de trabalhos acadêmicos e científicos, a responsabilidade dos pesquisadores, e os possíveis impactos para revistas científicas, bem como, para avaliadores e editores científicos. O ensaio contribui ao problematizar a necessidade de serem estabelecidas diretrizes éticas para o uso da IA, por parte das revistas científicas, objetivando preservar a integridade, qualidade e a transparência das investigações e publicações.
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