Ensino Médio e Educação Profissional no século XXI
avanços e retrocessos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17187Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado; Novo Ensino Médio; Educação Profissional e Tecnológica; Políticas de Ensino Médio e Educação Profissional.Resumo
Neste artigo expomos momentos da política pública de ensino médio e educação profissional nos quais entendemos ter havido avanços. Enfatizamos o período de 2003 a 2004 devido à construção política na lógica democrática, no contexto da primeira vitória de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, quando se levou para o interior do Estado estrito senso o acúmulo teórico-prático em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade social. Em seguida, discutimos momentos de regressão, quando se retoma a determinação pelo capital de forma tensa e na lógica da exceção. Finalizamos perguntando sobre qual pode ser o movimento possível das contradições atualmente e que perspectivas estão sendo assumidas para a educação da classe trabalhadora.
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