A intersecção entre a Educação Física, a Educação Profissional e Tecnológica e o transtorno do espectro autista na produção de conhecimento da Pós-graduação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16029

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Física, Produção de conhecimento, Teses e Dissertações

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a produção de conhecimento no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando a intersecção com os estudos sobre a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com a Educação Física (EF), observando a relação entre as temáticas na escola. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com 13 trabalhos selecionados, os quais destacam as práticas pedagógicas e a formação docente deficitária quando relacionada à inclusão. Ademais, a pesquisa apresentou uma lacuna na intersecção das três temáticas, com a possibilidade de aprofundamento no assunto. Assim, pode-se observar que a produção de conhecimento relacionando a EPT, o TEA e a EF ainda está no início nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Assis Oliveira, IFRN

IFRN

Ana Lucia Sarmento Henrique, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CINÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Sou lotada no IFRN, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possuo graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Fui Coordenadora da UAB no IFRN até 2010 e Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRN até 2012. Atuei na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuei como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD , no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Sou lotada no Campus Natal Zona Leste - EAD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Coordenadora do GT 18 da ANPED (educação de Jovens e adultos), no período de 2021-2023 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), no período de 2021-2023. Temas de Interesse: Educação, educação profissional, formação de professores para a educação profissional, Educação de Jovens e adultos, Proeja, saberes docentes, linguística, educação a distância.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Arlington, VA. 5. ed. Tradução: Porto Alegre, Artmed, 2014.

Andrade , Debora Batista Maciel de. O jogo a partir da perspectiva crítico-superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, Olinda/PE.

ARAÚJO, R. V. D. A corporeidade-subjetividade dos educandos trabalhadores do PROEJA - FIC. [s. l.], 2015. 220 f. Dissertação. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jul 2023.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em: 20 jul 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2018.

CASSOL, Claudionei Vicente; SILVA, Sidinei Pithan Da. Politecnia, omnilateralidade e educação: notas introdutórias. Anais da XX Jornada de Pesquisa. Unijuí. Rio Grande do Sul. 2015.

CAVALCANTE, Ilane Ferreira; ALBUQUERQUE, Judithe da Costa Leite. Da exclusão à inclusão: aproximações e distanciamentos entre a educação profissional e a educação inclusiva. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 2, p. 142-165, 1 dez. 2020. Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/tpe.v23i2.55466. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v23i2.55466

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas, SP, Práxis, 1998.

Gariglio, José ngelo. Lélis, Isabel O. M. A cultura docente de professores de Educação Física de uma Escola profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas. Rio de Janeiro, 2004. 291 p. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. Capitalismo, trabalho e educação, 2002. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/exclusao_includente_acacia_kuenzer.pdf. Acesso em: 11 mai 2023.

LEIVAS, Paulo Sayão Lobato. Percepção dos Professores de Educação Física sobre a inclusão de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente escolar. Pelotas – RS. Pelotas. 54f. 2020 Dissertação (Mestrado) - Programa de pós-graduação em educação física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 2020.

Lima,Thiago Hallison Medeiros de. Prática docente de uma professora de Educação Física: caminhos para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado). Programa De Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Alagoas. Maceió. 2017.

LOPES CABRAL, E. F.; MOTA, L. M.; GOMES, T. kelly. Os percursos da inclusão e da formação profissional de pessoas com deficiência na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.] , v. 1, n. 22,, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11694. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11694

LUCKESI, C. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1991.

MACEDO, Elaine Caroline de. Formação colaborativa de docentes em educação profissional e tecnológica inclusiva para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

MARINHO, J. M. Futebol para a vida: o gol de placa é esse. [s. l.], 145f, 2019. Dissertação de Mestrado. Programa De Pós-Graduação em Educação Profissional E Tecnológica. Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amazonas, Manaus.

MOURA, D. H. Educação básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. HOLOS, [S. l.], v. 2, p. 4–30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 12 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

NUNES, J. da S. Formação de Professores de Educação Física para a Educação Inclusiva: Práticas Corporais para Crianças Autistas. 2019. 221p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados/MS.

PONCE, Joice Otávio; ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo. Estilos da Clínica, V. 24, nº 2, p. 342-357, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª edição, Rio Grande do Sul, 2013.

REIS, Otacilio Alves dos. Atendimento educacional especializado na Educação Física: experiências de mediação para aprendizagens sociais de alunos com transtorno do espectro autista. 2020. 69 f., Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

SAMPAIO, Ana Kamily de Souza. “Espelho, espelho meu”: um olhar sobre as práticas pedagógicas de educação física a partir da imagem corporal de estudantes do ensino médio integrado. 2021. 186f. Dissertação de Mestrado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal. 2021. DOI: https://doi.org/10.33025/ceb.v5i3.3061

SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo. Cortez, 2016.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8ª edição. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Educação, Trabalho e Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010

SOARES, Cassia Baldini; FORNARI, Lucimara; PINHO, Isabel; COSTA, António Pedro. Revisão da literatura com apoio de software: contribuição da pesquisa qualitativa. 2. ed. São Roque: Ludomedia, 2019. 71 p.

SOUZA, C. N. L. O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso. 2021. 86f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Natal.

SOUZA, Maria Antônia de. Prática Pedagógica: conceito, características e inquietações. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola. 2005, Lajeado. IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola. Lajeado: UNIVATES, 2005. v. 1. p. 1-7.

TEIXEIRA, R. I. O. Conta-me como foi: percursos escolares de jovens e adultos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento, mediados por processos de compensação social. 2014. 231f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

VASCONCELLOS, Simone Pinto. Práticas educativas e escolarização de alunos com transtorno do espectro autista na educação profissional. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

VIANA, V. N. Percepção da Educação Física na Formação Humana, Integral e Omnilateral de discentes da Educação Profissional Técnica Federal na Amazônia. [S. L.], P. 85, 2021. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação Mestrado Profissional Em Educação Profissional E Tecnológica Em Rede Nacional, Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amapá, Santana, 2021. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/educacao/educacao-fisica-e-ept-c2

Downloads

Publicado

28/11/2023

Como Citar

DE ASSIS OLIVEIRA, Juliana; SARMENTO HENRIQUE, Ana Lucia. A intersecção entre a Educação Física, a Educação Profissional e Tecnológica e o transtorno do espectro autista na produção de conhecimento da Pós-graduação stricto sensu. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16029, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16029. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16029. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional