A proposta educacional de Gramsci e o Ensino Médio Integrado na perspectiva dos servidores-pesquisadores: conflitos e aproximações
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15947Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Institutos Federais, Escola Unitária, GramsciResumo
O ensino médio integrado é palco das mais variadas perspectivas: desde uma visão transformadora até uma proposta produtivista. Por meio desta pesquisa, compreendeu-se como os servidores dos institutos federais que estudam o ensino médio integrado incorporaram a proposta de escola unitária desenvolvida por Gramsci. Tem-se como fonte de pesquisa teses e dissertações produzidas nos anos entre a criação desses institutos federais e a aprovação da contrarreforma do ensino médio pelo governo Temer (2008-2017). Evidencia-se que a concepção educacional de Gramsci foi traduzida das mais diferentes formas: tanto na construção de uma proposta revolucionária quanto em uma perspectiva pró-mercado (responsável por dificultar a construção de um ensino médio transformador).
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