Transposição curricular

itinerário do currículo por competências na graduação tecnológica em gestão pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15644

Palavras-chave:

currículo; transformação curricular; competências; graduação tecnológica; gestão pública.

Resumo

O ensino superior vem apresentando inovações, particularmente desde o início do século XXI, reestruturando a sua forma curricular, pedagógica, metodológica e organizacional. No Brasil, na esteira dessas inovações, encontra-se o currículo por competências, considerado um novo paradigma de estrutura curricular que surgiu com mais vigor na década de 1990. Ensinar e aprender por meio da abordagem por competências é criar condições que respondam às situações factuais, que mobiliza vários conhecimentos do nível mais simples ao complexo, por meio de problemas, e que clarifique a relação teoria e prática em busca de uma formação condizente com a vida real, considerando as vertentes do conhecimento, da habilidade e da atitude. Nesse sentido, o presente estudo objetiva apresentar o processo de validação da matriz de competências e descrever a experiência de transposição curricular de um curso de graduação tecnológica em gestão pública. A abordagem metodológica deu-se por meio da pesquisa qualitativa e descritiva, com a análise bibliográfica, documental e grupo focal. Como principais resultados, obteve-se a validação da matriz de competências do curso, tornando-o coerente e interdisciplinar. Concluiu-se que o estudo contribuiu significativamente para um modelo curricular inovador para a formação de tecnólogos e para outras áreas do conhecimento na educação superior. 

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Biografia do Autor

Lis Barreto, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE/DF

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Metodologias Ativas. Atuou como coordenadora de cursos de graduação na Universidade do Distrito Federal – UnDF. É servidora pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Fabiana França, Universidade do Distrito Federal - UnDF

Enfermeira, servidora pública da secretaria de estado de saúde do DF (SES/DF); atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Distrito Federal (UnDF); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília; Especialista em Educação Profissional na área de saúde - UnB; e especialista em Gestão escolar - MBA/USP/Esalq (2020 - 2022); Entre 2015 - 2018 atuou como instrutora de treinamento e capacitação de servidores públicos do serviço de atendimento móvel de urgência - SAMU/DF e na docência em enfermagem na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS/DF entre 2009 - 2018; Foi coordenadora da pós-graduação, pesquisa e formação continuada da FUNAB (2018 - 2022). Atuou como tutora EAD no curso de especialização em enfermagem neonatal da FIOCRUZ (2021-2022). Realizou formação continuada para docentes do ensino superior nas escolas superiores vinculadas à UnDF como a Escola Superior de Gestão e na Escola Superior de Polícia Civil em seus cursos de graduação e pós-graduação; é colaboradora  na disciplina de metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior do curso de pós-graduação lato sensu da USP/Bauru; membro do grupo de pesquisa em metodologias ativas - GPMA; Suas áreas de atuação e expertise envolvem a liderança, gestão educacional, formação docente, metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, problematização, andragogia e currículo por competências.

Yonaré Barros, Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Fiotec

Especialista em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas; Graduação em Pedagogia, ambos pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Experiência Profissional: Coordenação e Docência no Ensino Superior de Gestão Pública e em Licenciaturas. Coordenação e Docência na Formação Continuada de Gestores e Técnicos de Políticas Públicas, nas seguintes áreas: - Gestão e Negociação Coletiva do Trabalho no Serviço Público - Políticas Públicas de Saúde: Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS, - Formação Continuada de Gestores e Técnicos de Políticas de Assistência Social. Consultoria Técnico-Pedagógica (MEC-ONU) em Monitoramento, Avaliação e Aperfeiçoamento de Políticas Públicas de Educação : -Programa Nacional de Assistência Estudantil no Ensino Superior - PNAES - Programas de Educação em Direitos Humanos, Educação Integral, Articulação escola-comunidade - Consultoria Técnico-Pedagógica em Políticas Públicas Sócio-assistenciais:  Pesquisa em Educação do Campo, -Coordenação pedagógica e Formação de técnicos em Projeto de Inclusão sócio-digital. –Coordenação de curso superior da Escola de Gestão Pública da Universidade do Distrito Federal – UnDF.

Rodinei Silva, Universidade do Distrito Federal - UnDF

Possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Ciência Política pelo Centro Universitário Euro-Americano e graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político e Política Legislativa, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cultura política, gestão pública, políticas públicas, teoria política contemporânea e institucionalismo discursivo. Fluente em Língua Inglesa e Espanhola: apto a ensinar e redigir em Inglês. Atua como tutor na Escola de Gestão Pública da Universidade do Distrito Federal – UnDF.

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Publicado

02/09/2024

Como Citar

BARRETO, Lis Matilde Paes Araújo; FRANÇA, Fabiana; BARROS, Yonaré Flávio de Melo; SILVA, Rodinei Tarciano. Transposição curricular: itinerário do currículo por competências na graduação tecnológica em gestão pública. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15644, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15644. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15644. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS