Confecção de um recurso didático para o ensino da grafia química braille a estudantes com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14897

Palavras-chave:

Ensino de Química, Educação inclusiva, Cultura Maker, Prototipagem digital, Impressão 3D

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Química a estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo deste estudo foi utilizar softwares de modelagem para prototipagem digital e impressão 3D na criação de um recurso didático tátil, que incorpora a Grafia Química Braille, com o intuito de oferecer aos professores de Química caminhos alternativos para o ensino de representações químicas, como fórmulas e equações, a estudantes com deficiência visual. O processo de produção envolveu procedimentos de modelagem, testes de parametrização, impressão e encaixe, bem como testes táteis para reconhecimento e leitura das inscrições em braille, análise de aspectos funcionais do recurso, sua portabilidade e procedimentos de uso. Através das tecnologias utilizadas, foi possível produzir um recurso didático com alto potencial para a mediação didática de estudantes com deficiência visual na aprendizagem de aspectos fundamentais da Grafia Química Braille e montagem de fórmulas e equações químicas.

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Biografia do Autor

Alexandre Ferry, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Licenciado em Química pela UFMG. Em 2017, realizou um Pós-doutoramento em Ciências da Educação, área de especialidade da Educação em Ciências, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Atuou como professor efetivo do Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Química do CEFET-MG entre os anos de 2014 a 2019. Atualmente faz parte do Departamento de Educação, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG), no qual também é coordenador (2021-2023), tendo sido o coordenador adjunto de 2019 a 2021. Coordena o Projeto INCLUIR-CIÊNCIA, uma ação de extensão voltada para a criação e desenvolvimento de recursos didáticos a partir da incorporação da Grafia Química Braille para o ensino inclusivo a estudantes com deficiência visual da Educação Profissional e Tecnológica.

Vivian Caroline Farias, Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica - CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica no CEFET MG, Bacharel em Fisioterapia pela Unifacear, Licenciada em Biologia e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, Pós Graduada em Tutoria de Ensino à Distância e em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano.

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Publicado

22/04/2024

Como Citar

FERRY, Alexandre; FARIAS, Vivian Caroline. Confecção de um recurso didático para o ensino da grafia química braille a estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14897, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14897. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14897. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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