Metodologias ativas no ensino remoto de eletrônica digital e analógica

um estudo de caso no IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14282

Palavras-chave:

Pandemia, Metodologias Ativas, Ensino Remoto

Resumo

Um dos grandes desafios da docência é entender sobre os métodos e estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem. O uso de metodologias ativas no ambiente escolar tem sido algo bem presente, principalmente em decorrência da pandemia da COVID-19, que modificou variados setores da sociedade e a escola foi um dos que obteve maiores dificuldades. Este trabalho tem como objetivo relatar o uso de metodologias ativas na disciplina Eletrônica Analógica e Digital do curso Técnico Integrado em Informática, na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu. Os resultados indicaram que além da participação ativa dos estudantes, a aplicação das metodologias ativas trouxe uma grande contribuição na formação tanto dos estudantes quanto dos professores.

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Biografia do Autor

Eddy Lopes Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no Laboratório de Alta Tensão. Fez intercâmbio de um ano pelo programa Capes/Brafitec para a universidade francesa Grenoble-INP: ESISAR (Escola Nacional de SIStemas Avançados e Redes) cursando o grupo de estudos ESE (Eletrônica de Sistemas Embarcados). Fez estágio no Laboratório de Concepção e Integração de Sistemas (LCIS) fazendo parte do grupo de Sistemas Opticoeletronicos e Radiofrequencia - ORSYS, localizado na própria universidade francesa na cidade de Valence, tendo como tema sensores de temperatura utilizando RFID na banda de frequencia UHF. Atualmente ele é professor efetivo EBTT na área de Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Patos.

Alexandre Moura Lima Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult- UFMA), vinculado a Linha Cultura, Educação e Tecnologia. Advogado (OAB/MA 6727). Professor Universitário. Mestrando em Direito pela Universidade CEUMA. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Núcleo de Estudos em Direito Sanitário (NEDISA/UFMA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPAC - PGCult/UFMA) e membro do grupo de estudos Linguagens, Culturas e Identidades (UFMA/CNPq). Especialista em: Docência do Ensino Superior; Direito Processual Civil; Direito Eleitoral; Direito Canônico; Gestão e Supervisão Escolar; Libras e Educação Especial Inclusiva; Professor Formador I, na Modalidade EaD, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Instituto Federal da Paraíba ? IFPB do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Mediador e Conciliador (certificado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ). Autor de livros jurídicos, estudos interdisciplinares e de Educação.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

MEDEIROS, Eddy Lopes; NETO, Alexandre Moura Lima. Metodologias ativas no ensino remoto de eletrônica digital e analógica: um estudo de caso no IFRN . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14282, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14282. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14282. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024