O ensino de história local e cotidiana para alunos na EPT

uma contribuição na formação de cidadãos críticos para a vida e o mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14181

Palavras-chave:

História local, Trabalho, Cidadania, EPT

Resumo

Este trabalho busca compreender como os alunos da EPT apreendem os conhecimentos relacionados à História Local e Cotidiana, além de verificar a influência desses saberes no desenvolvimento crítico e político necessário para uma educação integral e emancipatória, visando uma melhor inserção no mercado de trabalho. Os dados iniciais e parciais coletados subsidiaram a criação de um produto educacional, composto por cinco vídeos voltados para o ensino de História Local. Finalmente, a pesquisa constatou a apropriação e o interesse dos alunos pelos conteúdos propostos, demonstrando que o ensino de História Local e Cotidiana pode aumentar a consciência dos estudantes sobre a realidade, contribuindo assim para uma formação humana integral.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Roesler Francisco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Rodrigo Palucci Pantoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

FRANCISCO, Marcus Vinicius Roesler; PANTONI, Rodrigo Palucci. O ensino de história local e cotidiana para alunos na EPT: uma contribuição na formação de cidadãos críticos para a vida e o mundo do trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14181, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14181. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14181. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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