Formação omnilateral e vivências artísticas para docentes em EPT

uma “oficina de interações musicais vocais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13682

Palavras-chave:

Formação omnilateral, Docente em EPT, Artes, Música, Voz.

Resumo

Relato de uma pesquisa do Mestrado Profissional em EPT (ProfEPT), desenvolvida no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Com foco no docente em EPT, a pesquisa-ação investigou uma possível ausência de contato com experiências artísticas e musicais voltadas ao canto e à própria voz, nos percursos formativos desse docente. Após a realização de uma oficina de música da qual um grupo participou, buscamos conhecer as percepções individuais a respeito da relevância de tal prática no desenvolvimento integral, como um profissional da voz. Os resultados demonstraram a importância de experiências que contemplem outras dimensões do docente em EPT e proporcionem o exercício e a fruição de bens culturais e artísticos, estimulando e desenvolvendo suas sensibilidades estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Lopes Freitas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando do ProfEPT no IFTM

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus UPT

Adriano Eurípedes Medeiros Martins
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus UPT
adrianomartins@iftm.edu.br
ORCID: 0000-0003-0640-3567

Referências

BEHLAU, Mara; DRAGONE, Maria Lúcia Suzigan; NAGANO, Lúcia. A voz que ensina: O professor e a comunicação oral em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

CALDART, Roseli Salete. DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.

CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. A produção acadêmica da formação de professores na educação profissional. Revista HOLOS, IFRN, v.03, p. 201-227, 2018.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Formando formadores: programa de Pós-Graduação em rede na área de Ensino. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v.01, n.18, p. 01-19, 2020.

DUARTE JR, João Francisco. O sentido dos sentidos: A educação do sensível. Tese de (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 233 f, Campinas, São Paulo, 2000.

FIDALGO, Fernando; MACHADO, Lucília. Dicionário da Educação Profissional. Belo Horizonte: Fidalgo & Machado Editores, 2000.

GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, Londrina, v.20, n.28, p. 61-80, 2012.

KATER, Carlos. Cadernos de estudo - educação musical: especial Koellreutter. Carlos Kater (Org.). São João Del Rei: Fundação koellreutter, UFSJ, 2018.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v.01, n.01, p. 8-22, jul. 2008.

Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862.

Acesso em: 16 nov. 2020.

MANFREDI, Sílvia Maria. Educação Profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica, v.03, Curitiba: IFPR, 2014.

PACHECO, Eliezer Moreira. Desvendando os Institutos Federais: Identidades e Objetivos. Revista Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.04, n°01, p. 4-22, 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008/2009. Disponível em:

https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 10 maio 2020

RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR v.05, 2014.

SANTOS, Enoi Maria da Luz. Autoformação docente no ensino técnico-profissional na interface com a prática pedagógica: significados e potencialidades. Dissertação (Mestrado) - Departamento Escola de Humanidades, 154 f, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

TODARO, M. A. O (não) lugar do corpo no Ensino Superior. In.: MORETTO, M.; WITTKE, C. I.; CORDEIRO, G. S. (org). Dialogando sobre as (trans) formações docentes: (dis)cursos sobre a formação inicial e continuada. Campinas: Mercado das Letras, 2018.

ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da Música, Seus Usos e Recursos. São Paulo: Unesp, 2ª edição, 2007.

Downloads

Publicado

14/11/2024

Como Citar

FREITAS, Daniel Lopes; MARTINS, Adriano Eurípedes Medeiros. Formação omnilateral e vivências artísticas para docentes em EPT: uma “oficina de interações musicais vocais”. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13682, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13682. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13682. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.