O Projeto Integrador na Educação Profissional

relato de experiência em um curso técnico à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13635

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino técnico, Formação para o trabalho.

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão sobre o papel da disciplina projeto integrador na educação profissional, a partir de um relato de experiência, como professor formador voluntário, na disciplina projeto integrador 2 do curso técnico em meio ambiente a distância do Instituto Federal do Tocantins. Nele, há relatos sobre como se deu o planejamento e a organização da disciplina no ambiente virtual de aprendizagem; o perfil dos estudantes e a participação dos tutores, a comunicação professor-estudante, e a avaliação, e feedback. Além da problematização dos conhecimentos científicos, nas disciplinas de projeto integrador podem ser problematizadas as competências técnicas, tendo como possibilidade a abordagem temática os três momentos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Diôgo Januário da Costa Neto, Centro de Referência em Educação a Distância - Instituto Federal do Tocantins / Professor Formador

Licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia de Ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Atualemente é Professor Formador Voluntário no curso Técnico em Meio Ambiente do Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal do Tocantins.

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Publicado

14/11/2024

Como Citar

NETO, Diôgo Januário da Costa. O Projeto Integrador na Educação Profissional: relato de experiência em um curso técnico à distância. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13635, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13635. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13635. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024