A efetividade do acompanhamento de egressos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12900Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Diretrizes institucionais, Acompanhamento de EgressosResumo
As instituições de ensino ligadas à formação de trabalhadores precisam reavaliar seu processo de ensino-aprendizagem e dentro dessa perspectiva, o acompanhamento de egressos torna-se uma excelente ferramenta para avaliação e adequação dos cursos ofertados. O presente artigo busca identificar de que forma o egresso é acompanhado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no estado da Bahia. Para tanto, buscou analisar a efetividade das políticas e diretrizes traçadas para o acompanhamento dos egressos no IFBA e no IFBaiano, a partir dos documentos institucionais. Como aporte teórico utilizou-se os estudos de Frigotto, Ciavatta & Ramos (2012), Moura (2007), Kuenzer (2007), bem como de alguns autores que pesquisam o acompanhamento de egresso no Brasil. A metodologia é de cunho exploratório com abordagem qualitativa. Como resultado constatou-se que o acompanhamento de egressos na rede federal baiana ainda é um desafio, necessitando, portanto, de reformulação das atuais propostas de acompanhamento para com estes sujeitos.
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