Formação integrada em cursos de computação para construção da abordagem socioecológica de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12807

Palavras-chave:

Currículos de Computação, Educação para a saúde, Pensamento Computacional.

Resumo

O artigo apresenta uma análise de currículos no que tange a abordagem de saúde nos Cursos Superiores de Computação de três instituições. Propomos identificar a contribuição dos currículos na constituição de um sujeito, que visualize a saúde como bem estar físico, biopsicossocial e ambiental e não mera ausência de doença. Para tanto, buscamos, nas ementas e bibliografias das disciplinas da estrutura curricular dos cursos, palavras relacionadas à saúde e a formação integrada dos sujeitos. Nesta análise, a computação e, mais especificamente, a Licenciatura em Computação desenvolve conceitos de saúde, na perspectiva do autocuidado, da promoção da saúde e da prevenção da doença pela construção do pensamento computacional e formação integrada, que habilita o processamento de informações essenciais às tomadas de decisão quanto ao acesso, compreensão, avaliação e utilização dos instrumentos, normas e orientações.

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Biografia do Autor

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Educação nas Ciências

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

Dra. em Genética e Professora do PPGEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

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Publicado

27/12/2022

Como Citar

CAMBRAIA, Adão Caron; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Formação integrada em cursos de computação para construção da abordagem socioecológica de saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12807, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12807. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12807. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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