Educação Especial Inclusiva (EEI) na Educação Profissional e Tecnológica
um recorte sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Instituto Federal de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12750Palavras-chave:
Educação Especial Inclusiva, Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de BrasíliaResumo
A pesquisa investiga como o Instituto Federal de Brasília - IFB tem trabalhado com a Educação Especial Inclusiva - EEI, diante das especificidades da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, apresentando os principais conceitos da EEI e propondo um produto educacional com foco no aprimoramento desta inclusão. Utilizou-se a análise documental e bibliográfica relativas à EEI e a EPT, analisando seus principais conceitos e legislações. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo no IFB, através de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos servidores da instituição. Os resultados alcançados demonstram que, apesar de possuir uma política inclusiva, a EEI ainda está amadurecendo no IFB, destacando-se os desafios a serem superados nesse processo.
Downloads
Referências
BELISÁRIO FILHO, J. F. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 11 de junho 2020.
BRASIL. Edital Seleção nº 01/2021, de 11 de janeiro de 2021. Processo Seletivo por meio de Sorteio Eletrônico dos Cursos Técnicos do IFB. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/article/25859/Edital%201_2021%20-%20RIFB_IFB%20-SELE%C3%87%C3%83O%202021_1%20-%20Processo%20Seletivo%20por%20meio%20de%20Sorteio%20Eletr%C3%B4nico%20dos%20Cursos%20T%C3%A9cnicos%20do%20IFB.pdf. Acesso em: 10 fevereiro 2021.
CARVALHO, R. Er. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2012.
DI NUBILA, H.B.V. Aplicação das classificações CID-10 e CIF nas definições de deficiência e incapacidade. 2007. Tese (Doutorado em Epidemiologia)Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
FERREIRA & GLAT, 2005. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira. Artigo publicado na Revista Inclusão no 1, 2005, MEC/ SEESP.
FERREIRA, J. R. e GLAT, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: Souza, D. B. & Faria, L. C. M. (Orgs.) Descentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB, pg. 372-390. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
IFB. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023. Disponível em https://www.ifb.edu.br/attachments/article/19574/PDI_2019_2023_do_IFB_Versao_6_6_Final%20(1).pdf. Acesso em 12 de abril de 2021.
BRASIL. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei no 9.394. 1996.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf> Acesso em março de 2020.
MANTOAN, M. T. É. Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? Moderna, São Paulo. 2003.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2011.
MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, vol. 22, núm. 57, mayo-agosto, 2010.
NASCIMENTO, F.; PORTES, R. M. L. A inclusão das pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da ação TEC NEP: uma reflexão atual. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; MEDEIROS, Bruna de Assunção. Inclusão e diversidade: repensando saberes e fazeres na educação profissional, técnica e tecnológica. Jundiaí: Paco Editorial: 2016.
NUERNBERG, A. O capacitismo, a Educação Especial e a contribuição do campo de estudos sobre deficiência para a Educação Inclusiva. In: MANTOAN, Maria Teresa E., MACHADO, Rosangela (Orgs). Educação e inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau: Edifurb, 2020.
IFB. Educação Inclusiva. Disponível em: <https://www.ifb.edu.br/extensao2/educacao-inclusiva>. Acesso em 23 de março de 2021.
IFB. IFB em números. Disponível em:<http://ifbemnumeros.ifb.edu.br/>. Acesso em 20 de março de 2021.
IFB. Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Disponível em: <https://www.ifb.edu.br/attachments/3455_Estatuto_IFB_.pdf>. Acesso em 20 de março de 2021.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
SETUBAL, J. e FAYAN, R. (orgs.). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Comentada. Campinas: Fundação FEAC: 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2 ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.