Reflexões metodológicas para o ensino de Direito aplicado aos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12037Palavras-chave:
Metodologia de Ensino, Formação de professores, Conhecimento Jurídico, Sala de Aula Invertida.Resumo
A partir de um contexto específico – o ensino do Direito nas turmas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte – o texto tem por objetivo encontrar soluções didáticas mais adequadas para a construção de conhecimento jurídico. Dessa forma, são apresentadas diferentes concepções metodológicas pautadas nas tendências pedagógicas, dando ênfase aos métodos de ensino participativos. O esforço permite, ainda, uma reflexão sobre o significado e importância do Direito para a formação cidadã e profissional. Para tanto, apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, apresenta possibilidades metodológicas para o ensino de Direito em cursos técnicos, tendo como foco o desenvolvimento de sujeitos autônomos e reflexivos, capazes de resolver questões jurídicas em diferentes âmbitos.
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