Reflexões metodológicas para o ensino de Direito aplicado aos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12037

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Formação de professores, Conhecimento Jurídico, Sala de Aula Invertida.

Resumo

A partir de um contexto específico – o ensino do Direito nas turmas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte – o texto tem por objetivo encontrar soluções didáticas mais adequadas para a construção de conhecimento jurídico. Dessa forma, são apresentadas diferentes concepções metodológicas pautadas nas tendências pedagógicas, dando ênfase aos métodos de ensino participativos. O esforço permite, ainda, uma reflexão sobre o significado e importância do Direito para a formação cidadã e profissional. Para tanto, apoia-se em pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, apresenta possibilidades metodológicas para o ensino de Direito em cursos técnicos, tendo como foco o desenvolvimento de sujeitos autônomos e reflexivos, capazes de resolver questões jurídicas em diferentes âmbitos.

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Biografia do Autor

Iza Reis Gomes Ortiz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia – UFAM; Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO; Professora do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional do Instituto Federal de Rondônia – IFRO; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criamazônia – Grupo de Pesquisa em Processos de Criação na/da Amazônia do IFRO; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8668-1692 E-mail: iza.reis@ifro.edu.br

Cássia Luciana de Melo Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, Cacoal (2014) e especialização em Metodologias do Ensino Superior e EAD, pela Faculdade Educacional da Lapa (2018). Atualmente é professora EBTT (Direito) e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

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Publicado

17/11/2021

Como Citar

GOMES ORTIZ, Iza Reis; LIMA, Cássia Luciana de Melo. Reflexões metodológicas para o ensino de Direito aplicado aos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12037, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12037. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12037. Acesso em: 18 abr. 2024.

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