A formação científico-profissional do psicólogo: uma experiência na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11475Palavras-chave:
Formação científico-profissional, Estratégia educativa, PsicólogoResumo
Investigação de tipo aplicada, desenvolvida na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola; entre junho e dezembro de 2019. O estudo consistiu na aplicação contextualizada da estratégia educativa para a formação científico-profissional do psicólogo, com a participação de 27 estudantes finalistas e seis professores orientadores. O objetivo da Estratégia foi promover a capacidade transformadora e o desenvolvimento científico-profissional do estudante de Psicologia como consequência da sua atuação profissional em contexto. Teoricamente o estudo foi baseado no Modelo pedagógico da dinâmica praxiológica da intervenção psicológica. Conclui-se que a Estratégia expressou o valor didático da intervenção psicológica como prática formativa e favoreceu o desenvolvimento organizado, intencional e pessoalizado de habilidades investigativas e interventivas nos estudantes.Downloads
Referências
ANTÚNEZ, José; MERCADERES, María de los Angeles; FONG, Antonio; PÉREZ, Bolívar Alejandro. Fundamentación epistemológica de la formación del tecnólogo de la salud en el proceso de instrucción científica. Medisan, v. 18, n. 8, 2014. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/san/v18n8/san18188.pdf Acesso em: 25 de maio de 2019.
BARRIGA, Carlos. La formación docente en la universidad. Investigación Educativa. V. 15, n. 28, p. 129 - 138, 2011. Disponível em: https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/educa/article/view/5403 Acesso em: 12 de março de 2019.
CASSOMA, Ricardo Chiengo; FERNANDES, Domingos João. Estratégias de aprendizagem no processo docente educativo nos estudantes do primeiro ano do curso de psicologia no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Revista Congreso Universidad. V. I, n. 3, p. 1-9, 2012 http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/417 Acesso em: 25 de maio de 2019.
DIDRIKSSON, Alex; HERRERA, Alma. Una propuesta para la construcción de currículos universitários alternativos. Innovación crítica, v. XXVI, n. 106, p. 7-40, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/132/13210602.pdf Acesso em: 25 de maio de 2019.
FRANCISCO, João Manuel. Psicologia: Formação e exercício profissional em Angola (Tese Doutoral. Brasil: Universidade Federal de Bahia). 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/14517/1/TESE%20Jo%C3%A3o%20Manuel%20Saveia%20Daniel%20Francisco.pdf Acesso em: 22 de outubro de 2019.
FUENTES, Homero Calixto; MONTOYA, Jorge; FUENTES, Liana. La formación en la educación superior desde lo holístico, complejo y dialéctico de la construcción del conocimiento científico. Santiago de Cuba: Ed. UO. 2011.
GROSS, Ramiro. Estrategia educativa para la formación científico-profesional del psicólogo. (Tesis doctoral. Cuba: Universidad de Oriente). 2017.
GROSS, Ramiro; DERONCELE, Angel; MONTOYA, Jorge. Construcción de la competencia interventiva del psicólogo. Opuntia Brava, v. 10, n. 3, 2018. Disponível em: http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/534. Acesso em: 22 de outubro de 2019.
GROSS, Ramiro; MONTOYA, Jorge; DERONCELE, Angel. El proceso de formación científico-profesional del psicólogo. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, v. IV, n. 3, art. 28, 2017. Disponível em: https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/112. Acesso em: 15 de fevereiro de 2019
NETO, Walter Mariano; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; GUZZO, Raquel Souza. Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111111 Acesso em: 16 de janeiro de 2019
PARRA, Yanet; CARVAJAL, Bárbara. La competencia investigativa del estudiante de Psicología, desde la complementariedad de enfoques metodológicos. Humanidades Médicas, v. 16, n. 1, p. 21-34, 2016. Disponível em: http://humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/926 Acesso em: 15 de fevereiro de 2019
SCHEIN, Edgar Henry. Consultoría de Procesos. Recomendaciones para gerentes y consultores. México DF: Wesley Iberoamericana y Sistemas Técnicos de Edición, S.A.de C.V., 1988.
SHALAGINOVA, Kseniea; PANFEROVA, Elena; DEKINA, Elena; SHELISPANSKAJA, Ellada. Formation of professional and personal successfulness of future educational psychologists in the educational process at university. Revista Inclusiones, v. 7, NÚMERO ESPECIAL –2020, pp. 516-529, 2020. Disponível em:
http://revistainclusiones.org/pdf17/40%20VOL%207%20NUM%20Espacio%20y%20Tiempo%20en%20el%20Siglo%20XXI.pdf Acesso em: 20 de janeiro de 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.