UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO BÁSICO DE SABARÁ-MG POR MEIO DE PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DE MULHERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11457

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino Básico, Inclusão Digital, Pensamento Computacional.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo de caso sobre os efeitos da tecnologia no ensino básico público da cidade mineira de Sabará, utilizando como amostra alunas de dez escolas públicas da cidade, que integraram um projeto de inclusão digital feminina de fomento federal. Foram avaliadas 65 alunas de diversas escolas públicas da cidade e para se fazer a análise proposta, foram coletadas informações por meio de dois formulários e um teste estratificado com categorias de conhecimento aplicado às alunas e aos instrutores, e em seguida foram realizadas inferências a partir destes dados. Os resultados mostraram uma equiparação por nível de ensino, porém com destaque para o ensino fundamental, além dos resultados sugerirem influência do local de realização do curso durante o desenvolvimento do projeto no desempenho do teste de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Orlande de Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais - Sabará

Técnico em Mecânica (SENAI - Sabará, MG) e Bacharelando em Sistemas de Informação (IFMG-Sabará). Trabalha como Analista e Desenvolvedor de Sistemas na empresa DTI Digital.

Carlos Alexandre Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Bacharel em Matemática Computacional (UFMG), Especialista em Docência com Ênfase na Educação Profissional (IFMG-Arcos), Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG) e Doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional (USP). Professor EBTT da área de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Sabará.

Bruno Nonato Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Bacharel em Sistemas de Informação (UFOP), Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (IFMG-Arcos), Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (UFMG). Professor EBTT da área de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Sabará.

Débora Silva Veloso Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Graduada em Licenciatura em Matemática (UFMG). Mestre em Educação Matemática (UFOP). Professora EBTT de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Éder Aguiar Mendes Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Sabará

Graduado em História (UNI-BH), Especialista em História e Cultura Mineira (FPL-MG) e Especialista em Docência com Ênfase na Educação Profissional (IFMG-Arcos), Mestre em Educação (UFMG). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Sabará.

Cássia do Carmo Pires Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Arcos

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação e Mestre em Administração (UFV). Doutora em Educação (UFJF). Professora EBTT da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ponte Nova.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. In: Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), pp. 23-36, 2008. Disponível em: http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/19/11. Acesso em: 23 fev. 2020.

ARRUDA, E. E.; RASLAN, V. G. S. A implementação do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1997 a 2006. In: VII Jornada do HISTEDBR, 2007, Campo Grande. Anais do VII HISTEDBR. Campo Grande: UNIDERP, 2007. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/ jornada7/03trab-gt-gt2.htm. Acesso em: 11 fev. 2020.

BERGER, G. The jobs of tomorrow: LinkedIn’s 2020 emerging jobs report. LinkedIn Official blog, 2019. Disponível em: https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/emerging-jobs-report/Emerging_Jobs_Report_U.S._FINAL.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

BERRY, M. Computing in the national curriculum: A guide Computing in the national curriculum: A guide for primary teachers. Bedford, UK: NAACE – Computing at School, v. 19, 2013. Disponível em: https://community.computingatschool.org.uk/files/6703/original.pdf. Acesso em: 17 jan. 2020.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/172208. Acesso em: 14 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versao final_site.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

BREINER, J. M; HARKNESS, S. S.; JOHNSON, C. C.; KOEHLER, C. M. What is STEM? A discussion about conceptions of STEM in education and partnerships. School Science and Mathematics, v. 112, n. 1, p. 3-11, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.2011.00109.x. Acesso em: 10 jan. 2020.

CARVALHO, M. L. B.; CHAIMOWICZ, L.; MORO, M. M. Pensamento computacional no ensino médio mineiro. In: Anais do XXI WEI, p. 640-649, 2013. Disponível em: http://www.bitgirls.dcc.ufmg.br/assets/pdf/2013.WEI.deCarvalho.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

DAGIENÉ, V.; JEVSIKOVA, T.; STUPURIENÉ, G. Introducing Informatics in Primary Education: Curriculum and Teachers’ Perspectives. In: International Conference on Informatics in Schools: Situation, Evolution, and Perspectives. Springer. 2019. p. 83-94. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-33759-9_24. Acesso em: 17 jan. 2020.

DE ARAÚJO, A. P. F.; DE SOUZA, P. R.; DE MIRANDA SILVA, J. A. Uso do scratch no processo de aprendizagem em sala de aula: relato de experiências de alunos do mestrado profissional de ensino tecnológico/IFAM. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 7, p. 125-136, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3473/1416. Acesso em: 25 out. 2020.

FERNANDES, C. T.; SANTOS, N. Pesquisa e desenvolvimento em informática na educação no Brasil–parte 1. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 4, n. 1, p. 9-32, 1999. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/2290/2052. Acesso em: 11 fev. 2020.

FRANÇA, R.; TEDESCO, P. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: p. 1464–1473, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1464. Acesso em: 25 fev. 2020.

GAL-EZER, J. Computer science teachers' certification program. Computers & Education, v. 25, n. 3, p. 163-168, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0360-1315(95)00040-2. Acesso em: 17 jan. 2020.

GARCÍA-PEÑALVO, F. J. A Spanish proposal for teaching Informatics in pre-university studies. Journal of Information Technology Research, v-viii. 2019. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/2290/2052. Acesso em: 17 jan. 2020.

GAZIRE, E. S. O não resgate das geometrias. 2000. 217p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252634. Acesso em: 08 mar. 2020.

GROVER, S.; PEA, R. Computational thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational researcher, v. 42, n. 1, p. 38-43, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0013189X12463051. Acesso em: 15 mar. 2020.

HROMKOVI?, J. Contributing to general education by teaching informatics. International Conference on Informatics in Secondary Schools-Evolution and Perspectives. Berlin, Heidelberg: Springer. 2006. p. 25-37. Disponível em: https://doi.org/10.1007/11915355_3. Acesso em: 28 jan. 2020.

LATHIFAH, A.; BUDIYANTO, C. W.; YUANA, R. A. The contribution of robotics education in primary schools: Teaching and learning. AIP Conference Proceedings. 2019. p. 020053. Disponível em: https://doi.org/10.1063/1.5139785. Acesso em: 28 jan. 2020.

LOCKWOOD, J.; MOONEY, A. Computational Thinking in Education: Where does it fit? A systematic literary review. International Journal of Computer Science Education in Schools. 2. 2017. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1703.07659. Acesso em: 28 jan. 2020.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista. Blumenau: SBEM, ano III. n. 4, 1995, p. 3-13.

MARQUES, V. D.; CALDEIRA, C. R. C. Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 403-413, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.403-413.851. Acesso em: 08 mar. 2020.

MELENDEZ, T. T.; EICHLER, M. L. GAMIF–A CULTURA GAME MAKER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 17, p. 8160, 2019. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8160/pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

MENEZES, E. C. P. Informática e Educação Inclusiva: discutindo limites e possibilidades. 2005. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6792. Acesso em: 11 fev. 2020.

MOREIRA, E. S.; LIMA, E. O.; BRITO, R. O. Estudo Comparado das Políticas Públicas Educacionais de Inclusão Digital: Brasil e Uruguai. Revista da Faculdade de Educação, Mato Grosso, v. 32, n. 2, p. 17-41, 2020. Disponível em: http://www2.unemat.br/revistafaed/content/AHEAD_OF_PRINT/2019/Ahead_of_print_ESTUDO_COMPARADO_DAS_POLITICAS_PUBLICAS_ED

UCACIONAIS_DE_INCLUSAO_DIGITAL_BRASIL_EURUGUAI.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

NGUYEN, N. R.; POLIAKOVA, I.; MEDURI, S.; HUTCHENSON, J.; KE, R. CodeNC: Integrating Computational Thinking into K-12 Instructional Activities using Animated Videos. Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education. Minneapolis, p. 1276-1276, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3287324.3293835. Acesso em: 17 jan. 2020.

PAVANELLO, R. M. O abandono de ensino de geometria: uma visão histórica. 1989. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 1989. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252057. Acesso em: 08 mar. 2020.

POSADA, J. E. G.; BUCHDID, S. B.; BARANAUSKAS, M. C. C. A informática na educação: o que revelam os trabalhos publicados no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 142, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.142. Acesso em: 23 fev. 2020.

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S. A. Prática Pedagógica Em Geometria Nos Primeiros Anos Do Ensino Fundamental: Construindo Significados. Revista Valore, v. 3, n. 1, p. 388-407, 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/85/102. Acesso em: 08 mar. 2020.

SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. 4ª. ed. Bookman Editora, 2019.

TRÄFF, U.; OLSSON, L.; SKAGERLUND, K.; SKAGENHOLT, M.; ÖSTERGREN, R. Logical Reasoning, Spatial Processing, and Verbal Working Memory: Longitudinal Predictors of Physics Achievement at Age 12–13 Years. Frontiers in psychology, v. 10, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01929. Acesso em: 14 mar. 2020.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 1. Florianópolis, p. 45 - 60, 1997. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/2324/2083. Acesso em: 11 fev. 2020.

VENDRUSCULO, V.; DA SILVA MELLO, C. A. Integração de atividades experimentais e tecnologias educacionais no ensino do conceito de pH. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. 9065, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9065/pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em : https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: 17 jan. 2020.

Downloads

Publicado

19/04/2021

Como Citar

ALMEIDA, Luis Fernando Orlande de; SILVA, Carlos Alexandre; GOMES, Bruno Nonato; ROCHA, Débora Silva Veloso; OLIVEIRA, Éder Aguiar Mendes; FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO BÁSICO DE SABARÁ-MG POR MEIO DE PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DE MULHERES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e11457, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11457. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS