A importância da Biblioteca no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11355

Palavras-chave:

Biblioteca. Ensino. Aprendizagem

Resumo

A biblioteca muitas vezes tem se revelado como um local restrito à guarda e conservação de livros. Essa ideia restringe a potencialidade desse espaço, no que se propõe à fomentá-la  para a realização do processo de ensino aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetiva  identificar as impressões dos estudantes de um curso do IFTM acerca deste espaço para a realização de suas atividades de ensino.  O estudo realizado na Biblioteca tratou de maneira qualitativa os dados obtidos através da aplicação de questionários aos estudantes, que investigou além da percepção dos entrevistados, a frequência de uso, satisfação quanto à estrutura física e materiais disponíveis no acervo da área do referido curso, qualidade do atendimento além de investigar se a biblioteca é vista como colaboradora do processo de ensino aprendizagem se revelando como um espaço instigante e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Faustino Nogueira Nunes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Discente regular do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFept. Atualmente é Bibliotecária- Documentalista no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Cursou Disciplina Especial do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica - Tecnologias em Ensino e Aprendizagem na Educação Tecnológica - pelo IFTM. Possui Especialização em Docência do Ensino Superior ? 2006 (INCISOH -Januária-MG). Em 2003, obteve o Grau de Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pelo Centro Universitário de Formiga  UNIFOR -MG. É membro do Laboratório de Estudos em Educação (LEDUC-IFTM). Dedica-se à pesquisa na área de Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas Escolares, Preservação de Acervo Bibliográfico, Incentivo ao hábito da leitura em bibliotecas, Ciências da Informação, Tecnologias da Informação, Mediação da biblioteca no processo ensino -aprendizagem.

Referências

ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educaça?o Profissional, Cient??fica e Tecnolo?gica, cria os Institutos Federais de Educaça?o, Cie?ncia e Tecnologia, e da? outras provide?ncias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Bras??lia, 30 dez. 2008a, Seça?o 1, p. 1.

CAMPELLO, Bernadete. A função educativa na Biblioteca Escolar no Brasil: perspectivas para o seu aperfeiçoamento. Questões em rede. Disponível em: <http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/230.Acesso em: 05 jul. 2019.

COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino- aprendizagem. 2013: 95 f. (Monografia) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília – UNB, Brasília (DF), 201. Disponível em: file:///C:/Users/Home/Downloads/340-1443-1-PB.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Centro de Recursos de Aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/12859>. Acesso em: 21 jun. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo (SP): Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2011.

MILANESI, Luiz. O que é biblioteca. 4. ed. São Paulo (SP): Brasiliense, 1986.

O QUE foi a Escola Nova no Brasil? Disponível em: <https://www.google.com/search?ei=NZYkXZCyCa3F5OUPtc2t-A4&q=o+que+foi+a+escola+nova+no++brasil&oq=o+que+foi+a+escola+nova+no++brasil&gs_l=psy-ab.3...13687.16371..17127...1.0..0.191.1525.1j11......0....1..gws-wiz.......0i71j0j0i22i30.VF_hI_H6I2A> Acesso em: 06 jul. 2019.

PERISSÉ, Gabriel. Elogio da Leitura. Barueri (SP): Manole, 2005.

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

Downloads

Publicado

20/09/2021

Como Citar

NUNES, Fernanda Faustino Nogueira. A importância da Biblioteca no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11355, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11355. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11355. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS