Elas por elas: experiências docentes nos espaços escolares da educação básica, um estudo na literatura negra
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10907Palavras-chave:
Literatura negra. Estágio Supervisionado. Formação de professores/as.Resumo
O texto é resultado obtido da experiência do Estágio Supervisionado I do Curso de Letras Vernáculas do Departamento de Ciências Humanas (UNEB), Jacobina-Bahia, como possibilidade de reflexão e construção de atitude pedagógica na formação de professor-pesquisador e na articulação do ensino com a extensão. Por esta atitude pedagógica buscamos destacar uma atividade significativa de análise, de que forma os estudantes/estagiários e da rede básica de ensino, refletem e analisam posturas racistas em territórios da educação formal. O estudo investigativo inspirou-se em Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Sílvio Almeida, Suely Carneiro, Adilson Moreira, bell hooks e Elizandra Souza. Através da leitura de escritos das escritoras negras, os debates sobre o racismo tem sido ampliado, afim de acabar qualquer atitude de discriminação racial nos territórios escolares, as interseccionalidades e afetamentos que provocam e atravessam os sujeitos estagiários, estudantes da rede básica de ensino e docente do estágio participes do processo que ao analisar as posturas contra a discriminação racial dos estudantes, se indagam e puseram-se em análise e reflexão por meio da atitude pedagógica lançada à turma, em que os afetamentos junto com as estudantes se fizeram estudo e vida entrelaçados no conhecimento em rede.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.
BITTENCOURT, Miriam Raquel Morgante. A Escrita Feminina E Feminista De Maria Teresa Horta. 2005. 191 pág. Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP, Assis, 2005.
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within*: a significação sociológica do pensamento feminista negro**. Revista Sociedade e Estado - Volume 31 Número 1. P. 99-127. Janeiro/Abril, 2016.
HOOKS, bell. Luta de Classes Feminista. Disponível em: <https://www.cabn.libertar.org/wp-content/uploads/2013/08/LutadeClassesFeminista.pdf>. Acesso em: 15/11/2018.
---------------Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.
marginal. 2014 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/viewFile/3059/1814
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo:N-1,2018, p.175.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.