A FORMAÇÃO EM MASSOTERAPIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, PÚBLICO FEDERAL DE CURITIBA (ET-UFPR/IFPR): UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS 20 ANOS DA OFERTA DE CURSOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8760Palavras-chave:
Instituto Federal do Paraná, Massoterapia, Educação Profissional, Histórico da Oferta.Resumo
O objetivo do artigo é relatar a trajetória dos 20 anos da Área de Formação em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba, e com isso apresentar os resultados de uma pesquisa realizada por meio do levantamento de dados documentais sobre os cursos em massoterapia ofertados desde que a área foi criada na ET-UFPR, em 1999, e depois ao estabelecer-se no IFPR, até o ano de 2019. Constatou-se que foram ofertados, ao longo de 20 anos, cursos de qualificação, aprimoramento, especialização de nível técnico, curso técnico e curso superior em Massoterapia. Com este estudo, verificou-se a importância da pesquisa histórica para compreender o processo de ampliação, diversificação e verticalização da formação na construção e na valorização da profissão em Massoterapia.
Downloads
Referências
BORGES, T. P.; KUREBAYASHI, L. F. S.; SILVA, M. J. P. Lombalgia ocupacional em trabalhadores de enfermagem: massagem versus dor. Revista Escola Enfermagem USP, v. 48, n. 4, p.699-75, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concepção e Diretrizes: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: SETEC, 2008a.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2008b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 30 ago. 2018.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.212, de 17 de abril de 1939. Cria, na Universidade do Brasil, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Diário Oficial da União - Seção 1 - 20/4/1939, Página 9073. Brasil, 2019. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1212-17-abril-1939-349332-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CASSAR, M. P. Manual da Massagem terapêutica. Barueri, SP: Manole, 2001.
DAL RI, N. M.; FLORO, E. F. Trabalho docente e avaliação de desempenho: o caso dos professores que atuam na carreira de educação básica, técnica e tecnológica. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.6, n.16, p.66-89, 2015.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FONSECA, M. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo e a responsabilidade social. Caderno Cede, Campinas, v.29, n.78, p.153-177, 2009.
GERHARDT, T. E.; RAMOS, I. C. A.; RIQUINHO, D. L.; SANTOS, D. L. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 4 ed. São Paulo: Atlas; 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6 ed. São Paulo: Atlas; 2008.
GUBA, E. G.; LINCOLN Y. S. Effective Evaluation. São Francisco: Jossey-Bass, 1981.
IBC, Instituto Benjamin Constant - Ministério da Educação, 2019. Disponível em: <http://www.ibc.gov.br/component/content/article?id=878>. Acesso em: 10 jan. 2019.
IFPR. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Massoterapia: Campus Curitiba, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/cursos-tecnicos-subsequentes/massoterapia-2/>. Acesso em: 30 ago. 2018.
IFPR. Resolução Nº 75/2011. Criação do Curso Técnico em Massoterapia no Campus Londrina, 2019. Disponível em: <http://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-752011/>. Acesso em: 10 jan. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Um Novo Modelo em Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Diretrizes. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 jan. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional Mulheres Mil. 2019a. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/programa-mulheres-mil>. Acesso em: 14 jan. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PRONATEC. 2019b. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/pronatec>. Acesso em: 14 jan. 2019.
MORETTI, A.; LIMA, V. Massagem no Ambiente de Trabalho. São Paulo: Phorte, 2010.
PACHECO, E. M. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018.
PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018.
PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; DOMINGOS SOBRINHO, M.. Educação profissional e tecnológica: das Escolas de Aprendizes Artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. T&C Amazônia, n.16, fev. 2009.
PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; DOMINGOS SOBRINHO, M. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Limites e Possibilidades. Linhas Críticas, Brasília, v.16, n.30, p.71-88, jan./jun. 2010.
PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 179-195, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a08n114.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.
SANTOS, D. L. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Editora da FURG, Rio Grande, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: <https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6/pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
UFPR. SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓLOGICA. Da Escola Técnica ao Setor de Educação Profissional e Tecnológica – UFPR: um pouco da história. Disponível em: <https://www.portal.ufpr.br/Historico_biblioteca_ET_SEPT.pdf>. Acesso em: 06 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.