Produção e Divulgação de Sinais em Libras para Equipamentos Laboratoriais na Área de Produção de Açúcar e Álcool

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15425

Palavras-chave:

Auxiliar de Produção de Açúcar e Álcool;, sinalário;, Língua Brasileira de Sinais.

Resumo

Os surdos são sujeitos de potencialidades e têm direito à educação e ao acesso ao mercado de trabalho, sendo o setor sucroalcooleiro uma dessas possibilidades. Mas, observa-se que a falta de sinais em Libras para essa área mostra-se como uma dificuldade para a compreensão dos conceitos. Dessa forma, o presente artigo apresenta a criação de um sinalário em Libras para equipamentos de laboratório para a área de produção de açúcar e álcool. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com a participação de uma pessoa surda para a criação dos sinais. Busca-se ofertar para os sujeitos surdos uma educação técnica de qualidade, na qual todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem sejam atendidos com igualdade e possam ter uma melhor compreensão do seu futuro campo de trabalho.

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Biografia do Autor

Rogério Pacheco Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Docente no curso de Medicina do IMEPAC de Itumbiara (GO). É Professor substituto de Libras da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara. Possui Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara (2017). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos (2020); Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do Instituto Federal no Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (2020) e Pós-Graduado em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (2020). Participa do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Química (NEPEQ/UFU). Foi contemplado no prêmio de Docente TOP 10 do Departamento Regional de Goiás do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com a missão Internacional para a Alemanha, com a participação na Feira de Hannover Messe 2022.

Maísa Conceição Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Linguística Aplicada na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestra em Estudos da Tradução no POSTRAD/Universidade de Brasília - UnB (2019). A Pesquisa do Mestrado em Tradução - Interpretação em Libras do Poema ?Aninha e Suas Pedras? de Cora Coralina. Tradutora e Interprete em Libras (TILS). Graduada em Pedagogia no Centro Universitário de Goiás UNI-ANHANGUERA (2013). Pós graduada/Especialista em LIBRAS: Formação de Recursos Humanos para o Atendimento Inclusivo - Faculdade Delta (2015). Atualmente é Tutoria do INES/IFG: Campus de Aparecida de Goiânia/GO. Atualmente é professora de Libras no Curso Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede - PEAR - UEG/Campus/Polo - Anápolis/GO. Recentemente foi professora de Libras no Instituto Federal de Goiás IFG - Campus de Itumbiara/GO. É docente no curso Pós-graduação em Tradução e Intérprete de Libras na UNÍNTESE; Possui a certificação do PROLIBRAS 2008. Tem experiência na área de Pedagogia foca em Libras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais e Tradução, atendimento educacional especializado (A.E.E.), Educação dos Surdos, Metodologia, Tradução Literária para Libras, Língua de Sinais e Ensino de Língua de Sinais, e Estudos Linguísticos nos aspectos literárias. A primeira representante de Slam e Poesias no Estado de Goiás em Tradução. Lives Artísticas Acessíveis para Surdos com equipe de intérpretes de Lives Musicais. Atriz no teatro bilíngue no INAI (Teatro Basílio França), no espetáculo em Ser Árvore (em Libras).

Nicéa Quintino Amauro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, entre os anos de 2018-2020, editora-chefe da Revista ABPN (2017-2018) esecretária executiva em (2017-2018). E Coordenadora Executiva do FOPIR - Fórum Permanente pela Igualdade Racial e Conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR, na área de educação (2019-2020). Contribuiu para adequação na Base Nacional Comum Curricular - BNCC na área de Ciências da Natureza para e as Relações Étnico-Raciais. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) e no Programa de Pós-Graduação em Química (PPQUI/UFU). Possui pesquisas nas áreas de currículo e avaliação, experimentação no ensino de química e descolonização do currículo de ciências. É integrante da Casa Laudelina de Campos Mello - Organização da Mulher Negra, desde a sua fundação, em 1989. Atuando nas áreas de formação, juventude, saúde e direitos reprodutivos e na coordenação de projetos.

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Publicado

05.09.2025

Como Citar

RODRIGUES, Rogério Pacheco; SILVA, Maísa Conceição; AMAURO, Nicéa Quintino. Produção e Divulgação de Sinais em Libras para Equipamentos Laboratoriais na Área de Produção de Açúcar e Álcool. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15425, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15425. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15425. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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