A microbiologia no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14689

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Microbiologia, Ensino, Currículo integrado

Resumo

Considerando a relevância do ensino médio integrado e a importância da Microbiologia para a compreensão da realidade e a formação humana integral, o objetivo deste trabalho foi investigar como esse conteúdo é retratado nos currículos e o potencial impacto dessa abordagem na formação dos estudantes. Para tanto, foi realizada pesquisa documental abrangendo os IFs presentes no estado do Rio Grande do Sul, englobando Projetos Pedagógicos de Curso, ementas e planos de ensino, sendo os últimos avaliados segundo a Análise de Conteúdo. Constatou-se que, apesar do esforço em desenvolver os conteúdos de Microbiologia em uma perspectiva integrada, é necessário avançar nas práticas pedagógicas promovendo a compreensão da realidade em sua totalidade e superando dicotomias entre formação profissional e básica, teoria e prática.

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Biografia do Autor

Caroline Neugebauer Wille, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - campus Camaquã

É professora no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Camaquã , atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado, Ensino de Microbiologia, Pedagogia Histórico-Crítica, Microbiologia ambiental. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Controle Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2008), mestrado e doutorado em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas (2013), Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2022).

 

Clarice Monteiro Escott , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Docente Permanente Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e coordenadora do Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT. Coordenadora Adjunta da Comissão Acadêmica Nacional do ProfEPT - Gestão 2022-2025. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional técnica e tecnológica, inovação, currículo, avaliação educacional e avaliação institucional.

Michelle Camara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Didática e Epistemologia das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, educação profissional e tecnológica, história e filosofia das ciências e concepções e práticas docentes.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

WILLE, Caroline Neugebauer; ESCOTT , Clarice Monteiro; PIZZATO, Michelle Camara. A microbiologia no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14689, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14689. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14689. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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