Educação x Trabalho:

um estudo com os egressos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13238

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Mundo do Trabalho. ESTES/UFU. Egressos.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de analisar a transição entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho para os egressos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Este artigo foi estruturado nas seguintes seções: Criação da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia; o Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde; percurso metodológico da pesquisa; análise e discussão dos resultados e considerações finais. Para a coleta de informações foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Nas análises dos dados coletados foram evidenciados que a ESTES/UFU tem cumprido a finalidade de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, visando atender a demanda local e regional, articulando educação e trabalho para que os sujeitos sejam inseridos no mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Santos Morais, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Professor doutor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BATISTA, Roberto Leme. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 360.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 26 jul. 2004.

CARVALHO, Iêda Maria Vecchioni; PASSOS, Antônio Eugênio Valverde Mariani; SARAIVA, Suzana Barros Corrêa. Recrutamento e seleção por competências. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

FÍGARO, Roseli. O Mundo do Trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Ano 5, nº 09, 2008, p.91-100.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 15/08/2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica. (2018). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em 10/08/2021.

MARCIEL, C. M. O ensino técnico e a empregabilidade do jovem no Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Edu Pro: C e T, Brasília, 1(1): p. 99-106, Jul-Dez, 2006.

OLIVEIRA, Ramon de. A teoria do capital humano e a educação profissional brasileira. 2001. Boletim Técnico do SENAC, v. 27, nº 1, p. 27-37

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino médio integrado. S.d. 2008. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em: 20/07/2021.

RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v.12, n.32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 08/07/2021.

STUTZ, Beatriz Lemos. Técnico em Enfermagem no município de Uberlândia: a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar. Tese de doutorado. Uberlândia. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Escola Técnica de Saúde. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Prótese Dentária – Uberlândia, 2019.

Downloads

Publicado

27/05/2022

Como Citar

MORAIS, Luciana Aparecida Santos; MARTINS, Adriano Eurípedes Medeiros. Educação x Trabalho: : um estudo com os egressos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13238, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13238. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13238. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.