Proeja

caminhos e descaminhos no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12363

Palavras-chave:

Proeja, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT, Rio de Janeiro

Resumo

Trata-se de mapeamento sistemático de teses e dissertações sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Rio de Janeiro. Efetuou-se um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, utilizando-se os descritores “Proeja” e “Rio de Janeiro” / “Proeja” e “RJ”. Constatou-se a baixa produção de estudos referentes ao Proeja do Rio de Janeiro e a existência de diversas pesquisas realizadas no Rio de Janeiro sobre o Proeja de diferentes estados. A maioria dos estudos seguiu uma abordagem qualitativa e destacaram-se os temas evasão, relação teoria e prática e formação docente. As pesquisas encontradas são uma contribuição rumo a uma educação emancipatória. 

Palavras-chave: Proeja; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; ProfEPT; Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Amanda Pereira Pedrosa, Colégio Pedro II

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). É Técnica em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II.

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II

Possui pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, com atuação na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica dessa instituição e no Ensino Médio Regular e PROEJA. É líder do Grupo de Pesquisas e Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU) e Coordenadora do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII. É membro da Linha de Pesquisa de Educação em Saúde do Grupo de Doenças Degenerativas da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Desenvolve pesquisas na área da formação de professores e da Educação em Saúde.

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Publicado

26/03/2024

Como Citar

PEDROSA, Amanda Pereira; SILVA, Kátia Regina Xavier da. Proeja: caminhos e descaminhos no Rio de Janeiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12363, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12363. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12363. Acesso em: 30 dez. 2024.

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