Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação Profissional, Educação Integral, TVET, Pesquisa Dialógica

Resumo

This paper aims to characterize internationalization as a responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. My theoretical assumptions are based on the concept of dialogical subject, the Brazilian conceptual basis for Professional Education, and internationalization as a complex and changing process. My methodological choices led me to do an interpretative dialogical analysis of IFRN institutional documents, highlighting how they characterize internationalization. My analysis makes a claim for internationalization interrelating it with integral education, research, extension, management, the capillaries of the federal network, and social impact.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua no ensino de inglês em cursos técnicos de nível médio, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). É um dos líderes do GEL - Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas (IFRN). Temas de interesse: dialogismo, ensino de línguas, tecnologias digitais e autonomia da aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, Marcus Vinicius Brotto de; GOUVEIA, Fernanda Paixão de Souza. Entrevista com Gaudêncio Frigotto. Cad. Ens. Ling. Tecno., Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª edição. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2 ed. São Paulo, Contexto, 2016. p. 9-31.

CIAVATTA, Maria. Política e história da educação profissional: luzes e sombras da realidade brasileira. Cad. Pesq., São Luís, v. 26, n. 4, p. 30-44, out./dez. 2019.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. (Org.). A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Fundamentos e Perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2018.

FINARDI, Kyria Rebeca.; SEMBIANTE, Sabrina; AMORIM, Gabriel; VERONEZ, Thiago. Internacionalizações em dois loci de enunciação: o sul e o norte global. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 591–611, 2020.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Fundamentos bakhtinianos para a análise de enunciados verbo-visuais. Filologia E Linguística Portuguesa, v. 14, n. 2, p. 235-246, 2012.

IFRN. CONSUP. Resolução 22/2019, de 14/05/2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2019-2026. Natal, 2019.

IFRN. CONSUP. Resolução 38/2012, de 21/03/2012. Aprova a Organização Didática do IFRN. Natal, 2012b.

IFRN. CONSUP. Resolução n. 16/2011, de 01/07/2011. Aprova o Regimento Interno da Reitoria. Natal, 2011.

IFRN. CONSUP. Resolução n. 29/2014, de 31/10/2014. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2014-2018. Natal, 2016.

IFRN. CONSUP. Resolução n. 36/2020, de 29/07/2020. Aprova o Relatório de Gestão 2019. Natal, 2020.

IFRN. CONSUP. Resolução n. 38/2012, de 26/03/2012. Aprova o Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal, 2012a.

KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education scrutinized: international program and provider mobility. Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 176-199, Aug. 2020.

LIMA, Bruno F. de. O processo de internacionalização do IFRN: Diagnóstico e possibilidades para o futuro. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. (Org.). A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Fundamentos e Perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 23-34.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em lingüística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 10, n. 2, 1994.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do ensino médio: regressão de direitos sociais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 109-129, jan./jun. 2017.

ROHLING, Nívea. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, n. 15, v. 2, p. 44-60, 2014.

SA, Rosanna Maria Barros; MOURA, Dante Henrique; HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O ensino integrado como medida política em prol da justiça social: o caso dos cursos EFA em Portugal e do PROEJA no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, e250021, 2020.

SILVA, Helber Wagner da; MOREIRA, Keila Cruz; CAMILO, Marcelo Henrique Carneiro. Internacionalização do IFRN: da política institucional à prática no campus. In: TABOSA, Wyllys Abel Farkatt et al. (Org.). IFRN 10 anos de criação em mais de um século de história. Natal: IFRN, 2019.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; NUNES, Albino Oliveira; OLIVEIRA, Marcos Antonio de. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e a formação humana integral: análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 19, p. e11629, dez. 2020.

STALLIVIERI, Luciane; SCHMITZ, João Clóvis; RITTER, José Alvicio; Bordin, Tamara Maria. (2019). A internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica: uma abordagem sobre a estrutura administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, n. 1, p. 58-74, 2019.

STALLIVIERI, Luciane. “Internacionalizando a educação: quebra de paradigmas” (palestra). I Seminário de Internacionalização do IFG. Goiânia: IFG, 03 de fevereiro de 2021.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª edição. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

29/09/2021

Como Citar

LIMA, Samuel de Carvalho. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e12004, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12004. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12004. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos Internacionais sobre a Educação Profissional

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.