DESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO PROEJA

Autores

  • Débora S. A. Faria
  • Dante Henrique Moura Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3195

Palavras-chave:

PROEJA, Evasão escolar, Permanência

Resumo

Este artigo trata do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Caicó. Analisa as causas da desistência e os motivos da permanência de estudantes do referido programa no âmbito da trajetória de estudos. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista semiestruturada, o grupo focal e analisamos as falas de alguns sujeitos. Concluímos que condições institucionais, socioeconômicas e pessoais, repercutiram em uma nova interrupção da trajetória escolar de parcela significativa desses sujeitos. Mediante a pesquisa, concluímos que a permanência de estudantes também é motivada por condições institucionais no que concerne à qualidade do ensino, (infraestrutura e qualificação da equipe técnica e dos professores), como também pelas condições socioeconômicas e pessoais, como o apoio dos colegas e da família. Concluímos, então, que as causas da desistência e os motivos da permanência têm sua origem nas interrelações entre aspectos institucionais, socioeconômicas e pessoais. 

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Biografia do Autor

Débora S. A. Faria

Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó

Dante Henrique Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central

Prof do IFRN, Coordenador PPG Educação Profissional.

Referências

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Faria, D. S. A., & Moura, D. H. (2015). DESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO PROEJA. HOLOS, 4, 151–165. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3195

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