REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.5667Palavras-chave:
EAD, Evasão escolar, Intervenção pedagógica, Direito, TICResumo
O presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso.
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