CIBERADIÇÃO E ‘CYBERBULLYING’ EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17350

Palavras-chave:

cyberbullying, ciberadição, prevenção, educação.

Resumo

Não se conhecem em detalhe quais são os efeitos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas pessoas e no processo educativo. As TICs oferecem possibilidades até há pouco desconhecidas, mas seu uso inadequado ou abusivo também as torna instrumentos prejudiciais. Em âmbitos escolares, por exemplo, o mau uso da tecnologia pode aumentar o eficientismo, o pragmatismo e a perda de sentido da realidade educativa. Não podemos esquecer os graves riscos derivados de um uso problemático da tecnologia, como o isolamento, o tecnoabuso, a ciberadição, o cyberbullying, o consumo pornográfico, etc.

Nas páginas seguintes, nos concentramos na compreensão pedagógica de certos problemas relacionados com a tecnologia e a educação, especificamente no cyberbullying e na ciberadição, com o objetivo de avançar na utilização saudável dessas ferramentas.

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Biografia do Autor

Valentin Martínez-Otero Pérez, Universidad Complutense de Madrid

Doctor en Psicología y en Pedagogía

Profesor-Doctor de la Universidad Complutense de Madrid

Facultad de Educación. Universidad Complutense de Madrid

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

Martínez-Otero Pérez, V. (2024). CIBERADIÇÃO E ‘CYBERBULLYING’ EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17350

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