PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS: UMA PROPOSTA QUE DEU CERTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2012.3494

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia da Alternância, Troca de Saberes, Educação do Campo

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância, desenvolvida numa turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, no município baiano de Santa Inês. Neste trabalho, adota-se o estudo de caso com 26 atores socais, e, como instrumentos de coleta de dados: entrevista e questionário semiestruturado. Utiliza-se também como metodologia, a análise de documentos institucionais. Como referencial teórico, aplica-se a Educação do Campo com ênfase na Metodologia da Alternância. Evidencia-se que a proposta da Pedagogia da Alternância, mostra-se como uma importante alternativa por possibilitar aos sujeitos do campo o fortalecimento da troca de saberes. Neste sentido, o IF Baiano Campus Santa Inês avança ao garantir para os jovens e adultos o caráter popular de uma política social que possibilita ao sujeito do campo e com distorção idade x série, ser incluído em um curso de educação profissional sem se desvincular do seu contexto, da sua cultura, de seu valor e de sua maneira de ver e se relacionar com o ambiente.

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Biografia do Autor

Nelian Costa Nascimento, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Baiano-Campus Santa Inês

Pedagoga, Orientadora Educacional do IF Baiano Campus Santa Inês

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Publicado

25/01/2016

Como Citar

NASCIMENTO, Nelian Costa; COSTA, Nívia Ferreira. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS: UMA PROPOSTA QUE DEU CERTO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 12–19, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2012.3494. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3494. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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