Produto educacional de baixo custo para o estudo de parâmetros físicos associados à qualidade do ar interior:

sequência didática e interações teórico-práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16045

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, prototipagem de baixo custo, QAI, atividade experimental, sequência didática

Resumo

A qualidade do ar interior afeta diretamente o conforto térmico e a saúde dos ocupantes em ambientes climatizados. A psicrometria estuda as propriedades físicas do ar úmido, mas a compreensão das suas nem sempre são eficazes devido à necessidade de abstração. Um produto educacional com instrumentação de baixo custo foi desenvolvido para mensurar os parâmetros da qualidade do ar interior, como temperatura, umidade, concentração de CO2. Também foi proposta uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel para dinamizar a aprendizagem da temática de conforto térmico e avaliação da qualidade do ar interior, mas que pode também ser aplicada a outras disciplinas técnicas das áreas de física, mecânica e eletrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noelle D'Emery Gomes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2020) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais e revestimentos cerâmicos, aspersão térmica, Al2O3-TiO2, óxido de terra rara, sistemas de climatização e refrigeração e comissionamento.

Marcos Antônio Pessoa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Garanhuns

Possui Graduação em Licenciatura em Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010), Especialização em Ensino de Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE(2010), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas PPGECIM-UFAL . Atualmente é professor do Instituto Federal de Pernambuco IFPE Campus Garanhuns. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química

Referências

AGRA, Glenda et al. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel’s Theory. Revista brasileira de enfermagem. [S.l.]: NLM (Medline). , 1 jan. 2019

AMERICAN SOCIETY OF HEATING, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. ASHRAE Handbook - Fundamentals. [S.l: s.n.], 2013.

BRANDT, Don; ASHRAE. Fundamentals of Psychrometrics (SI Edition). 2nd. ed. [S.l.]: ASHRAE, 2016.

CREDER, Hélio. Instalações de Ar Condicionado. 6a edição ed. Brasil: LTC, 2004.

FRANCO, DONIZETE LIMA. A IMPORTÂNCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, 30 abr. 2018.

LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; SILVA, Osmar Henrique Moura da. Multimodos e múltiplas Representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 2, p. 469–487, 2011.

MEYER, D.; THEVENARD, D. PsychroLib: a library of psychrometric functions to calculate thermodynamic properties of air. Journal of Open Source Software, v. 4, n. 33, p. 1137, 12 jan. 2019.

MOREIRA, Marco António. Aprendizagem significativa crítica (critical meaningful learning). 2000, [S.l: s.n.], 2000.

MOTTA, L.; SANTOS, A.C.F. Circuitos Resistivos Simétricos: uma Abordagem Experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.

NICKLAS, Steven et al. Ashrae Handbook 2016: HVAC Systems and Equipment: SI Edition. [S.l.]: ASHRAE, 2016.

SILVA, Fernando Rodrigues da et al. A relação da teoria cognitiva da aprendizagem significativa com a concepção de Ensino Médio Integrado na Educação profissional e tecnológica. Revista Semiárido De Visu, v. 7, n. 2, p. 179–193, 31 ago. 2019.

TAVARES, A.; SILVA, A.; CHESMAN, C. Experimentos Portáteis para o Aprendizagem das Leis da Óptica Geométrica com Metodologia ISLE. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, 2022.

TAVARES, Cristiano Luiz Silva. O ENSINO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA DESPERTAR INTERESSE EM ALUNOS POR DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 17, p. e7967, 27 dez. 2019.

TAVARES, Cristiano Luiz Silva; ZANETTI NETO, Giovani. Análise de uma atividade de aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de Eletrônica Analógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 23, 2023.

TRENTIN, Marco Antonio; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; SILVA, Marcelo. Eletrodinâmica no Ensino Médio: uma Sequência Didática apoiada nas tecnologias e na experimentação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 94–113, 18 dez. 2018.

Downloads

Publicado

08.09.2025

Como Citar

LEITE, Gustavo de Novaes Pires; SILVA, Noelle D’Emery Gomes; LEITE, Marcos Antônio Pessoa. Produto educacional de baixo custo para o estudo de parâmetros físicos associados à qualidade do ar interior: : sequência didática e interações teórico-práticas . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e16045, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16045. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16045. Acesso em: 12 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.